💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

VGBL

A sigla VGBL identifica o Vida Gerador de Benefício Livre.

O VGBL não pode ser considerado um plano de previdência complementar. Ele faz parte do setor de seguros pessoais.

Outro tipo de plano de previdência privada é o PGBL.

Características do VGBL

A principal característica do VGBL é que o Imposto de Renda só incide sobre o lucro acumulado do benefício até a data do resgate.

Isso contrasta com o PGBL, onde o Imposto de Renda incide sobre a rentabilidade acumulada do benefício até o momento do resgate.

Os resgates de aposentadoria são uma forma de retirar fundos do VGBL, mas não incorrem em Imposto de Renda.

Outra vantagem do VGBL é que não há despesas de transferências nos casos de herança. Em alguns estados, existe o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), que pode chegar a 8%.

Os honorários advocatícios também podem consumir entre 6% a 20% de uma herança. Os recursos não incluídos no VGBL não são tributados.

O titular do plano escolhe os beneficiários do VGBL. Esses são, portanto, incapazes de determinar seus critérios legais de herança ou suas proporções.

Termos relacionados

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial de uma empresa é um documento que detalha os ativos e passivos de uma empresa. Inclui informações sobre os ativos e passivos

Ler mais

ROE

ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido. Muitas pessoas pensam que patrimônio é sinônimo de investimento ou lucro. Não é. É importante dar um

Ler mais

Carteira de Investimentos

Quando você investe seu dinheiro, você constrói uma carteira de investimentos. Seu portfólio é uma coleção de seus investimentos. Quando estiver pronto para investir em

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter