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Venda casada

Uma venda casada é uma técnica de marketing em que as empresas são obrigadas a vender outros bens que complementam o produto que um consumidor está comprando atualmente.

Os outros bens podem estar na forma de livros, filmes e até mesmo obras literárias. As obras literárias podem ser novelizações de propriedades de mídia, obras originais baseadas em tais propriedades ou mesmo reimpressões de livros publicados anteriormente por outra editora.

Em alguns casos, a venda casada pode ser gratuita.

No Brasil, ela é um crime contra o Código de Defesa do Consumidor.

Entendendo a venda casada

Uma venda casada pode ser benéfica para as vendas totais de um fornecedor e proteger a fidelidade à marca.

O processamento ineficiente por um agente externo pode levar a uma má reprodução da imagem e o comprador pode acreditar que a culpa é do próprio filme.

Outra razão pela qual as vendas casadas são prejudiciais é porque uma empresa dominante pode restringir a concorrência e desencorajar os consumidores a mudar de marca. Mas essas são apenas duas razões para evitar uma venda casada.

Além disso, uma venda casada é cara para usuários que gastam mais. O custo marginal de um produto ou serviço antes de uma venda casada pode ser diferente para um usuário intensivo e para alguém que gasta menos.

Este último, no entanto, pode não ser o caso. Como tal, uma venda casada não ser lucrativa para o vendedor a longo prazo. E mesmo que o comprador esteja satisfeito com o resultado da venda, pode não ser a melhor opção para os consumidores.

Contrato subordinado

A teoria do contrato subordinado sugere que uma venda casada pode reduzir o preço do bem subordinado em relação ao preço do bem subordinado.

Essa teoria foi amplamente aceita pelos economistas e está documentada em livros didáticos, tradições orais e artigos eruditos. Mas uma avaliação adicional é necessária para confirmar ou rejeitar suas implicações.

Por exemplo, um economista especialista deve ser capaz de distinguir entre duas hipóteses e decidir qual delas é a mais provável.

Embora a discriminação de preços pré-vinculação possa ser lucrativa, é improvável que maximize o lucro do bem vinculado.

Uma venda casada pode ajudar a aliviar os efeitos negativos da discriminação de preços e afinar a discriminação de preços pré-venda lucrativa. Isso ocorre porque o preço dos serviços prestados está aumentando com a intensidade de uso.

As preocupações antitruste são uma das principais razões pelas quais a venda casada é ilegal.

Quando uma empresa exige que um consumidor compre seu produto com a compra de outro, está exercendo poder de mercado e pode ser monopolista.

Essas práticas são ilegais e os consumidores devem evitá-las sempre que possível. No entanto, existem maneiras de minimizar seu impacto.

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João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

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