💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Valor Patrimonial da Ação

O valor de mercado do patrimônio de uma empresa, também conhecido como capitalização de mercado, é o valor total dos valores de seus acionistas. Esse valor é calculado multiplicando o preço atual de uma ação pelo número de ações em circulação, menos o valor do passivo da empresa.

O valor patrimonial é importante quando um empresário quer vender uma parte de sua empresa. Este número fornece uma boa medida do valor do vendedor após o pagamento de todas as dívidas

Qual é o valor patrimonial de uma ação?

O valor patrimonial básico de uma ação é o número de ações ordinárias em circulação multiplicado pelo preço da ação. Esse número pode ser encontrado na primeira página do relatório 10K de uma empresa.

No entanto, este valor não inclui o efeito da diluição devido a outros títulos, como opções de ações, warrants ou unidades de ações de desempenho. A dívida conversível também é considerada uma forma de patrimônio e pode ser calculada usando o método das ações em tesouraria.

Qual é o valor de mercado?

O valor de mercado é o preço real que uma empresa pode cobrar no mercado. O valor contábil é o valor líquido dos ativos da empresa, enquanto o valor de mercado é baseado nos preços pelos quais os investidores estão dispostos a pagar por eles.

Geralmente, o valor de mercado de uma ação é superior ao seu valor contábil. Mas se o valor patrimonial de uma ação cair abaixo do valor de mercado, pode ser uma compra de bom valor.

O que informa o P/BV?

O índice preço/valor contábil (P/BV) informa aos investidores quanto patrimônio uma empresa possui para cada dólar investido. O P/BV é calculado dividindo-se o preço de mercado pelo valor contábil.

Se uma empresa está sendo negociada a $100 por ação e seu valor contábil é $50, seu P/BV é 2, o que significa que o preço de mercado é uma pechincha. No entanto, você deve sempre observar outros indicadores ao avaliar uma ação. Se for um P/BV baixo, pode significar que a empresa tem alguns problemas.

Ações de valor velado

As ações de valor velado superaram consistentemente o mercado. As empresas com valor contábil negativo ou índice preço-contábil superam o mercado por uma grande margem e são um ótimo lugar para comprar.

Desvantegem

A desvantagem é que eles têm um baixo rendimento de dividendos. Então, embora seja tentador comprar essas ações, fique de olho nelas. As ações que superam o mercado continuarão a crescer.

Termos relacionados

Debêntures

Uma debênture tem juros fixos ou flutuantes que se ajustam às taxas de juros de mercado. Os pagamentos de cupom são o valor que o

Ler mais

Paraíso Fiscal

Um paraíso fiscal é uma jurisdição que concede tratamento fiscal favorável a não residentes para incentivar transações econômicas. Essas jurisdições normalmente não aplicam taxas de

Ler mais

Fundo de Pensão

A finalidade de um fundo de pensão é fornecer benefícios de aposentadoria aos seus membros. O dinheiro que é investido em um plano de previdência

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter