💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Valor futuro

O valor futuro é, quando existe algum valor investido num ativo, o preço futuro desse mesmo valor.

A taxa de juros é o que determina a diferença entre o que foi aplicado originalmente e o que foi efetivamente recebido. Esta é uma forma de aumentar o valor do capital.

Também contém a fórmula para calcular o valor futuro com o valor atual.

Com isso, entenda que os acordos econômicos não precisam ser sobre um peso ou um número escrito em pedra. Há muitas perspectivas que podem levar a um consenso.

Há dois tipos de agentes relacionados ao valor futuro: um mutuário (devedor) e um que empresta capital (credor).

Mutuário

O mutuário precisa urgentemente do dinheiro.

A pessoa que empresta capital não pretende usá-lo imediatamente. Ele vai, no entanto, precisar menos do que o seu mutuário.

Credor

O credor deve ser capaz de encontrar valor nas negociações. Será melhor manter tudo do jeito que está.

Os credores têm a opção de aumentar sua taxa de juros para que possam ver seu dinheiro como tendo um valor maior amanhã do que hoje.

Termos relacionados

Renda Variável

Você pode ter dificuldade em gerenciar seu dinheiro se tiver uma renda variável. O dinheiro pode passar de uma sorte inesperada a uma escassez de

Ler mais

Fusão

Uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas se combinam para criar uma nova entidade. O que é processo de fusão? A fusão pode ser

Ler mais

Títulos públicos

Títulos públicos são dívidas emitidas por governos locais ou estaduais que têm um cronograma de pagamento fixo e uma data de pagamento definida. Esses títulos

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter