💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Valor de mercado

Valor de mercado refere-se a quanto uma empresa ou produto vale para o mercado de ações de acordo com a lei da oferta-demanda. Esses dados são cruciais para fazer bons investimentos em ações que negociam na bolsa de valores.

Haverá produtos idênticos em momentos diferentes, mas terão preços completamente diferentes. Você verá produtos idênticos em todos os momentos com preços completamente diferentes.

O mesmo se aplica a uma empresa. Os investidores não devem confundir valor de mercado e preço justo da empresa.

Como calcular o valor de mercado de uma empresa?

O preço justo de mercado de uma ação é determinado pelo cálculo da Avaliação. O Valor de Mercado (MV) é um número acessível ao público. No entanto, sua fórmula é simples:

VM = Número de Ações Emitidas X Preço

Entender cada termo é fundamental para entender o valor de mercado das empresas. A quantidade total de ações emitidas refere-se simplesmente ao número de ações ordinárias ou preferenciais detidas por todos os acionistas.

As ações em tesouraria da empresa estão isentas desta conta. Adicionamos as VMs para os ONs ou PNs à conta.

O VM representa o valor comercial de mercado atual da empresa.

É, portanto, dinâmico e muda com o número ou preço das ações. Mas há uma ressalva. Se novas ações forem emitidas, o preço de negociação da empresa não muda. Alterações contábeis, como agrupamentos ou divisões, não afetam a VM.

Digamos que uma empresa tenha 100.000,00 ações em circulação em 1º de fevereiro de 2022. Nesse cenário, o VM seria 100.000,00 X R$ 18,95 ou R$ 1,91 bilhão.

Influência do valor de mercado

As circunstâncias do dia a dia podem afetar o resultado das transações, como a venda de ativos ou sua compra.

Macroeconomia

É um termo que se refere a eventos de natureza social, política e financeira. Esses eventos podem afetar as taxas de juros, a inflação e o produto interno bruto (PIB).

Setorial

Esses assuntos estão relacionados à empresa, incluindo as tendências de consumo de seus produtos, desempenho e concorrência. Tudo isso pode ter um impacto importante no valor do mercado.

Mercado

Refere-se à compra e venda de ações no mercado de balcão que fazem com que seus preços subam ou desçam.

Valor de mercado: vantagens e desvantagens

Os investidores desfrutam da vantagem do valor de mercado porque podem determinar imediatamente o valor de qualquer empresa listada na bolsa de valores.

Divida o preço da ação pelo número de ações em circulação para calcular o valor da empresa. Compare com outras empresas.

Use sites de análise fundamentalista para ganhar praticidade.

É possível comparar os valores históricos de mercado para determinar se houve alteração no valor de mercado da empresa ao longo dos anos.

É importante avaliar a posição de uma empresa em relação ao valor de mercado.

O Brasil tem uma divisão entre blue chips (ou mid-caps) e middle caps. O valor de mercado é usado para mostrar aos investidores em qual grupo uma empresa se enquadra.

Se uma empresa considerar o seu valor de mercado e o da empresa que pretende adquirir, poderá estar interessada num processo de fusão/aquisição. Porque o valor dessas empresas será usado para negociar,

É importante observar que o valor de mercado não pode ser utilizado apenas como base para decisões de investimento.

Termos relacionados

EBIT

O EBIT é uma medida chave de rentabilidade. Em geral, é o lucro operacional de uma empresa antes das despesas com juros e impostos. O

Ler mais

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira brasileira que funciona como uma empresa pública. Ela tem patrimônio próprio e conta com autonomia administrativa. Ou

Ler mais

BOOM

Na economia, o termo “boom” indica um crescimento rápido de uma atividade econômica. É caracterizado por lucros crescentes, progresso econômico, investimentos e aumento da lucratividade.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter