💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Tributos

O que são tributos? Em poucas palavras, um tributo é uma taxa, ou encargo financeiro, cobrado por alguma organização governamental sobre os bens e serviços de uma pessoa.

Esse dinheiro é usado para pagar vários gastos públicos e gastos do governo.

A definição de tributo varia de país para país, mas o objetivo básico é arrecadar dinheiro para um governo ou organização sem fins lucrativos. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os tipos de tributos.

Definições de tributo

Uma diferença entre as definições jurídicas e econômicas é o uso do termo tributo.

Economistas não consideram muitas transferências para governos como tributos. Em contraste, a maioria das transferências para o setor público são comparáveis ​​aos preços.

Por exemplo: as taxas de serviços públicos fornecidas pelos governos locais são consideradas um tributo. Em outros casos, os governos obtêm recursos cunhando moedas ou cobrando multas.

Eles também coletam tributos apreendendo produtos criminais. Em última análise, isso significa que os tributos ajudam a financiar as despesas do governo.

Em ambos os casos, os tributos aumentam a eficiência econômica. Em alguns casos, entretanto, um tributo pode aumentar o preço de um determinado bem enquanto diminui o valor de outro bem.

Objetivo da tributação

O objetivo da tributação é aumentar a receita para os gastos do governo sem inflação. Alguns tributos fornecem um bem público como previdência social, sistemas de saúde pública e defesa nacional.

Embora a existência de um tributo não aumente a eficiência econômica, pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que pagam o tributo.

Em alguns casos, a existência de um tributo pode reduzir a produção de um determinado bem e aumentar o bem-estar geral de uma sociedade.

O sistema tributário de um país é composto de muitos tipos diferentes de tributos. O tributo sobre vendas é o tipo de tributo pago por indivíduos e empresas.

O IPTU é pago pelo proprietário do imóvel. O valor de uma propriedade é usado para determinar o valor do tributo que é cobrado sobre a casa.

Este é um tipo de tributo indireto. Uma pessoa que possui um pedaço de imóvel paga isso.

Em muitos países, o tributo sobre a folha de pagamento é o tributo pago sobre os salários e vencimentos dos funcionários.

Esse dinheiro é usado para apoiar programas de seguridade social e o bem-estar geral da nação. A maioria das pessoas está familiarizada com os tributos sobre a folha de pagamento.

Um contracheque lhe dirá quanto um determinado tributo é deduzido de um contracheque. Esses tributos são uma importante fonte de receita para o governo. O objetivo de um tributo é arrecadar dinheiro para o orçamento de um governo.

Termos relacionados

VP

O valor presente (VP) é o valor futuro do dinheiro ou fluxos de caixa a uma determinada taxa de retorno. O valor líquido (VPL) é

Ler mais

IBOVESPA

Já escutou por aí que o Ibovespa subiu? Ou então que caiu? Você está começando a operar na bolsa de valores e tem expectativas que

Ler mais

Capital Autorizado

O Capital Autorizado é usado pelas empresas para controlar a alocação de recursos e garantir que o negócio consiga sobreviver e fornecer um fluxo constante

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter