💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

TR

Apesar de ter sido instituída há mais de 30 anos, a Taxa Referencial (TR) ainda pode ter um impacto importante no cotidiano dos brasileiros.

Ela não é algo que muitas pessoas conheçam e entendam como funciona.

Tanto os investidores quanto os empreendedores precisam entender o TR e suas principais características. Essa taxa ajudará os investidores a fazer melhores investimentos e decisões relacionadas ao dinheiro.

Divulgação da Taxa Referencial

O Banco Central (BC), calcula a TR e a divulga. Tudo isso começa com a coleta diária de dados sobre as taxas de juros oferecidas pelos trinta maiores bancos do país.

A TBF (ou Taxa Financeira Básica) é o resultado desta pesquisa. Esta é a média de todas essas taxas de juros.

A fórmula do cálculo da TR é:

TR = 100 x [(1 + TBF/R] – 1

O Redutor é representado pelo termo R. A seguinte fórmula é usada para calcular o Redutor.

R = (a+ b) x TBF

A variável refere-se ao valor fixo de 1.055, que foi estabelecido no momento da criação da taxa de referência. O TR não deve conter nenhum valor negativo.

Investimentos vinculados aos índices de Taxa Referencial sofrem impactos conforme ela aumenta ou diminui.

Este costumava ser o indicador dominante na atualização monetária de certos investimentos. Outros indicadores agora desempenham esse papel. No entanto, a TR ainda pode ser usada em certas aplicações econômicas.

Termos relacionados

Long

Uma posição longa (long) é uma quantidade positiva de um instrumento. Um detentor de uma posição longa está antecipando que o valor do instrumento financeiro

Ler mais

Gestão de Ativos

A gestão de ativos é o processo de manter o inventário de todos os ativos de uma organização. Tradicionalmente, os departamentos de TI controlavam o

Ler mais

Mercado de Capitais

Um mercado de capitais é um tipo de mercado financeiro onde são negociados títulos lastreados em dívida e ações. Um mercado monetário é um mercado

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter