É mais significativo do que a taxa de juros anual declarada. A taxa de juros anual efetiva pode ser calculada usando a fórmula abaixo. Outros nomes para taxas de juros são taxa percentual anual, taxa de juros nominal e taxa de juros anual efetiva. Muitas vezes você encontrará esses termos em títulos de empréstimos e acordos de depósito.
Como funciona a taxa efetiva?
A taxa de juros efetiva é a taxa anual que você será cobrado durante um período especificado. Você precisará da quantidade de juros que espera ganhar durante o ano dividido pelo número de intervalos compostos. No entanto, a taxa de juros anual pode ser maior do que isso.
Os juros são uma porcentagem do valor do empréstimo cobrado ao mutuário. Isso geralmente é expresso como uma porcentagem do empréstimo pendente a cada ano. Enquanto a taxa de juros nominal não leva em consideração o período de capitalização, a taxa de juros efetiva o faz.
Como resultado, a taxa de juros efetiva é uma medida mais precisa dos encargos de juros. Para calculá-lo, você precisará calcular o período de capitalização para cada tipo de empréstimo.
Cálculo da taxa efetiva
A taxa de juros efetiva é calculada multiplicando a taxa de juros nominal anual pelo número de períodos compostos por ano. A taxa de juros nominal anual é o número que os bancos compartilham com seus clientes.
Não inclui a taxa de excesso ou juros compostos. Quanto mais períodos compostos, maior o lucro para o banco. Então, lembre-se: quanto mais juros você pagar, maior será sua taxa de juros efetiva!
Depois de calcular a taxa de juros nominal anual, você pode usá-la para comparar diferentes empréstimos e investimentos.
A taxa de juros anual efetiva é o retorno real dos investimentos de taxa fixa. Ao contrário da taxa percentual anual, a taxa de juros anual efetiva leva em consideração a composição. Quanto maior o período de capitalização, mais juros você pagará.
A taxa de juros anual efetiva é uma consideração importante para o seu negócio. Por exemplo, um empréstimo de $ 100.000 com juros de 4 por cento custaria $ 133.144 ao longo da vida do empréstimo. Para isso, você teria que pagar $133144 em 180 parcelas de $740.
Qual a diferença entre a taxa efetiva e a taxa nominal?
Taxa de juros efetiva
A taxa de juros efetiva é a diferença entre a taxa de juros nominal e a taxa de juros real por ano. O número de períodos compostos é importante porque a taxa de juros anual efetiva aumentará à medida que você empresta mais dinheiro.
No entanto, a taxa de juros anual efetiva é calculada de forma diferente dependendo das circunstâncias. O rendimento efetivo de um banco pode ser substancialmente inferior à taxa de juros paga pelos mutuários.
Taxa nominal
Já a taxa nominal é a quantia, em percentual, que não corresponde ao tempo do financiamento. Essa taxa é representada por um ano, um indicativo de quanto irá pagar naquele empréstimo.
Para calcular o valor nominal, basta fazer a diferença do valor que irá pagar no final de um ano e o valor contratado e depois dividir o valor encontrado pelo contratado.
Essa é uma forma simplificada de se falar em taxa de juros paga em um período diferente do pagamento, ou seja, se paga por mês e se conta a taxa ao ano.