💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Taxa de juros

Geralmente, os juros são o custo do empréstimo de dinheiro. Pode ser pago tanto a poupadores como a mutuários. Muitas vezes, os mutuários pagam juros sobre empréstimos ou contas de poupança, enquanto os poupadores são recompensados ​​por suas economias.

Economizar dinheiro rende juros, que podem ser pagos mensalmente ou anualmente. A Taxa Bancária, às vezes chamada de Taxa Base do Banco da Inglaterra, é determinada pelo Comitê de Política Monetária, que trabalha com o governo para manter a inflação baixa.

Como calcular os juros?

A principal maneira de calcular os juros é observar os juros compostos. Os juros são calculados somando-se os juros do principal aos juros. Este efeito de composição leva a um maior retorno ao longo do tempo.

Os juros compostos, por outro lado, podem aumentar suas dívidas e pagamentos mensais de empréstimos. O uso de juros compostos, por outro lado, pode aumentar sua dívida acelerando seu investimento.

Este tipo de taxa de juros pode ser confuso. Mas não deixe que isso o impeça de tomar decisões financeiras inteligentes. Com um pouco de conhecimento, você pode reduzir os riscos de inadimplência e evitar cometer erros dispendiosos.

Riscos da taxa de juros

O risco de taxa de juros afeta muitos tipos diferentes de investimentos, mas os títulos são os mais diretamente afetados pelas mudanças nas taxas de juros. Os títulos de longo prazo, por exemplo, têm uma taxa de retorno embutida mais alta do que os títulos de curto prazo.

Os investidores monitoram cuidadosamente as taxas de juros, tomando decisões com base nas mudanças percebidas nas taxas de juros. No entanto, o risco de taxa de juros pode ser minimizado pela diversificação de uma carteira.

Por exemplo, o hedge com outros tipos de investimentos pode reduzir sua exposição a mudanças nas taxas.

Como evitar os riscos?

Uma maneira de evitar o risco de altas taxas de juros é aprender sobre carry trades, que envolvem empréstimos de um país com taxas de juros baixas e empréstimos para um país com juros altos.

Carry trades podem ser descobertos ou cobertos. Carry trades foram responsabilizados por uma série de grandes movimentos cambiais. Quando as taxas sobem, os títulos de renda fixa perdem valor. Como resultado, os investidores terão dificuldade em vender seus títulos.

Termos relacionados

Benchmark

Os benefícios do benchmarking são numerosos, incluindo determinar as lacunas de desempenho, acompanhar o progresso em direção às metas e comparar o desempenho entre as

Ler mais

Intraday

O termo intraday (intradiário) é utilizado pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação nas bolsas de valores. Transações intradiárias são transações

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter