Take over

Uma take over é uma fusão ou take over envolvendo duas empresas. Existem muitas razões pelas quais uma empresa gostaria de adquirir outra, mas todas elas têm algumas características comuns. Uma take over bem-sucedida pode beneficiar investidores e acionistas ou prejudicá-la. Há uma variedade de fatores que determinam se uma take over será um bom ou mau negócio.

A administração da empresa-alvo está ciente da potencial take over, e o licitante informa o conselho de administração da empresa-alvo sobre a oferta antes de fazer uma oferta. Felizmente, o conselho aceitará a oferta e o comprador será um bom parceiro. No final, uma take over amigável beneficiará os acionistas de ambas as empresas.

Quando ocorre a take over?

Existem duas principais take over e abaixo vocês iram conhecer um pouco mais sobre elas e como ocorrem:

Take over Amigável

Uma take over amigáveis ou take over hostil ocorre quando a liderança da empresa-alvo não apoia a take over. Uma take over amigável também ocorre quando a empresa-alvo concorda com a take over.

A fusão resultante é chamada de take over “amigável”. O Google é um bom exemplo de uma take over amigável. Sua recente take over da Fitbit, uma empresa focada em fitness, é uma ótima maneira de aumentar o preço das ações.

Take Over Hostil

Uma take over hostil é uma transação secreta em que uma empresa compra as ações não controladoras de outra para assumir o controle da empresa-alvo.
Em outras palavras, uma take over hostil acontece também quando a empresa adquirente vai diretamente aos acionistas.

A hostile take over é o período em que o adquirente não aceita a take over e dificulta o prosseguimento da take over. Às vezes, uma take over hostil é inevitável e é mais provável que aconteça se a adquirida não estiver disposta a cooperar com a empresa adquirente.

O que é uma fusão?

Uma fusão é uma fusão que combina duas empresas, o que é semelhante a uma take over. No entanto, uma fusão envolve duas empresas que são iguais em tamanho. Uma take over envolve uma empresa maior tentando comprar uma empresa menor.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Muitas vezes, a empresa menor não existe mais como uma entidade legal separada, mas a empresa adquirente tenta assumir a menor. Uma take over reversa é o oposto de uma fusão.

Termos relacionados

Stablecoins

Stablecoins são criptomoedas atreladas ao valor de uma única moeda, como o dólar americano. O valor de uma stablecoin é determinado por um processo conhecido

Ler mais

BNDES

O BNDES é uma agência federal que fornece recursos para pequenas e médias empresas. Diferencia-se de outros bancos por oferecer uma gama mais ampla de

Ler mais

Aluguel de ações

Investir em ações de aluguel pode ser uma maneira lucrativa de aumentar sua renda. Assim como o setor imobiliário, esses investimentos não são para os

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter