💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Take over

Uma take over é uma fusão ou take over envolvendo duas empresas. Existem muitas razões pelas quais uma empresa gostaria de adquirir outra, mas todas elas têm algumas características comuns. Uma take over bem-sucedida pode beneficiar investidores e acionistas ou prejudicá-la. Há uma variedade de fatores que determinam se uma take over será um bom ou mau negócio.

A administração da empresa-alvo está ciente da potencial take over, e o licitante informa o conselho de administração da empresa-alvo sobre a oferta antes de fazer uma oferta. Felizmente, o conselho aceitará a oferta e o comprador será um bom parceiro. No final, uma take over amigável beneficiará os acionistas de ambas as empresas.

Quando ocorre a take over?

Existem duas principais take over e abaixo vocês iram conhecer um pouco mais sobre elas e como ocorrem:

Take over Amigável

Uma take over amigáveis ou take over hostil ocorre quando a liderança da empresa-alvo não apoia a take over. Uma take over amigável também ocorre quando a empresa-alvo concorda com a take over.

A fusão resultante é chamada de take over “amigável”. O Google é um bom exemplo de uma take over amigável. Sua recente take over da Fitbit, uma empresa focada em fitness, é uma ótima maneira de aumentar o preço das ações.

Take Over Hostil

Uma take over hostil é uma transação secreta em que uma empresa compra as ações não controladoras de outra para assumir o controle da empresa-alvo.
Em outras palavras, uma take over hostil acontece também quando a empresa adquirente vai diretamente aos acionistas.

A hostile take over é o período em que o adquirente não aceita a take over e dificulta o prosseguimento da take over. Às vezes, uma take over hostil é inevitável e é mais provável que aconteça se a adquirida não estiver disposta a cooperar com a empresa adquirente.

O que é uma fusão?

Uma fusão é uma fusão que combina duas empresas, o que é semelhante a uma take over. No entanto, uma fusão envolve duas empresas que são iguais em tamanho. Uma take over envolve uma empresa maior tentando comprar uma empresa menor.

Muitas vezes, a empresa menor não existe mais como uma entidade legal separada, mas a empresa adquirente tenta assumir a menor. Uma take over reversa é o oposto de uma fusão.

Termos relacionados

Passivo

Um passivo é uma obrigação que uma empresa deve a outra parte. Pode ser um empréstimo bancário, um IOU ou uma conta mensal de telefone

Ler mais

IDIV

O IDIV representa o Índice de Dividendos da Bolsa de Valores do Brasil. Este é um portfólio de trabalho do tipo que inclui documentos que

Ler mais

FenaPrevi

A FenaPrevi é uma associação civil de seguradoras privadas filiada à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais. Sua missão é fortalecer o mercado e

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter