💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Swap Cambial

O swap cambial é uma forma de negociação internacional de moedas. É um instrumento financeiro onde duas moedas são negociadas simultaneamente.

A moeda estrangeira é comprada da outra parte, geralmente no mesmo país, e vendida posteriormente ao vendedor original.

As transações podem ser feitas a qualquer momento, e as contrapartes podem incluir bancos centrais ou o sistema bancário. O tipo mais comum de swap cambial é o contrato a termo.

Aplicações do Swap Cambial

Este instrumento financeiro é útil em muitas situações. Pode ajudar um país a bloquear a taxa de câmbio de uma moeda ou permitir que ele avance uma data de entrega para uma data posterior.

Além disso, é uma ótima ferramenta de gerenciamento de caixa para moedas estrangeiras. Este instrumento pode ser usado para combinar fluxos de caixa entre ativos em duas moedas diferentes, a taxas diferentes.

Como resultado, um swap cambial pode ajudar um país a alcançar uma distribuição de moeda estável.

Os swaps cambiais são mais benéficos em países menos desenvolvidos, mas não são adequados para todos os países.

Se um país tem uma política monetária orientada para o mercado e um objetivo de agregação monetária, pode ser uma boa escolha.

O uso mais comum de um swap cambial é proteger contra o risco da taxa de câmbio, especular sobre movimentos de moeda ou emprestar moeda estrangeira a taxas mais baixas. Em suma, é uma ferramenta útil para economias em desenvolvimento.

Além disso, um swap cambial não é um hedge cambial, portanto, não é uma boa opção para países com moedas fracas.

Embora um swap cambial não seja um hedge cambial, é uma boa maneira de mudar a data de entrega. Não é um instrumento de hedge cambial, mas útil.

E pode até ajudar um país em desenvolvimento a diversificar seus mercados financeiros.

Termos relacionados

Rendimento Nominal

O lucro nominal, via de regra, é o lucro que uma empresa obtém quando seu custo total excede sua receita total. Da mesma forma, uma

Ler mais

IBGE

O IBGE realizou o IX Censo Geral do Brasil em 1º de setembro de 1980. Incorporou os Censos Populacionais, Agropecuário, Industrial e Comercial. Com a

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter