💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Superávit primário

Um superávit primário é o dinheiro que sobra após os gastos do governo e os impostos após a retirada de programas sociais, salários e gastos gerais. Este é o superávit que permite ao governo aumentar os salários e reduzir as dificuldades.

Como funciona a economia primária?

O desenvolvimento de uma economia primária com superávit fiscal é crucial para o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis. No entanto, é uma meta desafiadora de cumprir. Os países desenvolvidos têm feito progressos nesta área. Mas eles enfrentam desafios quando se trata de alcançá-los.

Na maioria das economias avançadas, o superávit fiscal primário é de cerca de 3% do PIB. Alguns governos foram mais baixos do que isso, mas ainda são uma coisa boa. Em alguns casos, os países podem atingir essa meta com mais frequência.

Esse foi o caso do Japão, dos Estados Unidos e de muitos outros países. Além disso, quando o percentual primário de superávit fiscal é inferior a 3% do PIB, o governo pode gastar mais na economia e atingir a meta.

Diferença do Superávit primário para o superávit fiscal

Superávit primário não é o mesmo que superávit fiscal, que inclui os juros pagos sobre a dívida. A principal diferença entre esses dois é que o primeiro é a quantidade de dinheiro que sobra depois que o governo paga todas as suas dívidas.

Este último refere-se à quantidade de dinheiro que o governo reserva para financiar suas despesas. O primeiro é o valor que o governo pode tomar emprestado sem se preocupar com seus pagamentos. É um indicador chave para avaliar os recursos de um país.

Em um determinado ano, os governos podem emitir dívida para financiar seus gastos. Em outras palavras, eles devem igualar suas despesas totais com suas receitas.

Para um país atingir um superávit, ele deve tomar emprestado ou emitir mais dívida do governo. Nesse caso, o superávit primário é a diferença entre as despesas e as receitas do governo, excluindo os juros pagos sobre a dívida.

Como o Superávit primário é definido?

Seu superávit primário é definido como a diferença entre os gastos do governo e a receita auferida com impostos. É a diferença entre o produto interno bruto de um país e suas despesas orçamentárias.

A diferença entre os dois é chamada de conta corrente. O déficit comercial refere-se à diferença entre as exportações e importações de um país. O déficit comercial é a soma do superávit comercial e do superávit primário.

O saldo primário é a diferença entre os orçamentos atual e futuro. O orçamento atual é o total de todas as despesas do governo. A renda de um país é o valor dos bens e serviços produzidos por um país.

Os superávits da economia são as principais fontes de receitas e despesas. Esses são os principais fatores que influenciam o saldo primário. A renda de um país é a soma de seus gastos e da dívida do governo do país.

Termos relacionados

Caução

O termo caução refere-se à precaução tomada ou dada por alguém para garantir a reparação de um possível dano ou o descumprimento de uma obrigação.

Ler mais

CADE

A Agência Federal, também conhecida como Conselho Administrativo de Defesa Econômica, é responsável por garantir a livre concorrência em todo o território. Está intimamente ligada

Ler mais

Grau de investimento

Como o nome sugere, os títulos de grau de investimento são seguros e têm riscos mínimos. Por outro lado, os investimentos de alto risco são

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter