💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Selic

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi instituído pelo Banco Central em 1979. Seu principal objetivo era aumentar a segurança e a transparência na negociação de títulos públicos.

A Selic foi criada para combater a inflação (aumentos de preços). Em geral, a inflação é menor quando a taxa de juros é maior.

Situações de alta taxa de juros são menos propensas a fazer com que as pessoas comprem mais. Isso reduz a demanda e ajuda a reduzir a inflação.

A Taxa Selic influencia não apenas as taxas de juros das operações de crédito, mas também o desempenho das aplicações financeiras, bem como os índices de inflação.

A taxa básica de juros no Brasil é a Selic. Isso pode ser usado para calcular as taxas de juros que podem ser aplicadas a empréstimos ou financiamentos.

Impactos da taxa Selic

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne a cada 45 dias para analisar a situação econômica e decidir quanto deve custar a Selic.

A Selic é um indicador que pode ter um impacto significativo na vida das pessoas. Taxas de juros mais altas podem resultar em menos pedidos de crédito. Os custos dos empréstimos diminuirão e as pessoas começarão a fazer pedidos nos mercados.

A Selic está atrelada a determinados tipos de investimentos.

Como a Selic se compara a outras taxas de juros?

A Selic é a taxa de juros fundamental para a economia do país. Também pode influenciar outras taxas de juros, como taxas de financiamento e taxas financeiras.

É importante que você compare as diferentes opções de investimentos disponíveis e faça sua pesquisa antes de tomar uma decisão.

Termos relacionados

Balança Comercial

A balança comercial é uma parte significativa do ativo circulante de um país. Ele mede a renda líquida de um país de investimentos globais.  Em

Ler mais

JCP

As empresas costumam usar juros sobre capital próprio (JCP) para remunerar os acionistas. Assim como os dividendos e juros sobre capital próprio, essa forma de

Ler mais

ROI

ROI significa retorno sobre o investimento. É uma medida do sucesso de uma empresa em marketing. Quanto maior o ROI, melhor. Em marketing, refere-se à

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter