💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Securitização

A securitização é um método de criação de um ativo negociável a partir de uma variedade de ativos.

Este processo é especialmente útil para investir em ativos que não são facilmente liquidados. Ele fornece aos investidores um perfil de risco-retorno atraente para uma ampla gama de investidores.

O processo também é muito conveniente para empresas que precisam levantar capital por um curto período de tempo.

Como funciona a securitização?

A ideia básica por trás da securitização é agrupar as obrigações de dívida em um pool ou portfólio. O dinheiro dessas obrigações de dívida é então usado para fazer pagamentos de principal e pagamentos de juros.

Esse método tem vários benefícios, incluindo permitir que os credores acessem investimentos líquidos sem arriscar seus próprios ativos. Também aumenta a eficiência no setor bancário.

Isso facilita o financiamento de projetos e a geração de lucros. A principal vantagem da securitização é que ela é fácil de gerenciar e pode economizar dinheiro dos bancos aumentando a originação de empréstimos.

Vantagens

Os benefícios da securitização são muitos. A primeira é que ajuda os bancos reduzindo o risco de inadimplência nos empréstimos.

O segundo benefício é que aumenta a rentabilidade ao separar o financiamento dos empréstimos da originação dos empréstimos.

Além disso, a instituição financeira pode aumentar seus empréstimos além do seu balanço. Isso permite que o banco ofereça mais produtos ao público em um ambiente cada vez mais competitivo.

O terceiro benefício é que reduz seus requisitos de capital, permitindo que empresas e indivíduos tenham uma participação maior no mercado.

Termos relacionados

Ativos financeiros

Está pensando em investir? Uma das opções são os ativos financeiros. Com as informações necessárias e adequadas você pode realizar boas estratégias na hora de

Ler mais

Arbitragem

O conceito de arbitragem é uma forma de lucrar com as diferenças de preços. Isso é geralmente feito através do uso de instrumentos financeiros sintéticos

Ler mais

Banco

Hoje o banco é um grande aliado quando o assunto é administrar as nossas finanças. Mas quando tudo isso começou? As primeiras moedas, que representavam

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter