💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

ROIC

O ROIC é uma medida da lucratividade de uma empresa. Seu passivo circulante e caixa são então adicionados aos seus ativos fixos. O ROIC de um negócio é uma medida de lucratividade e é comumente usado por empresas financeiras para comparar seu lucro com o de outras empresas.

Como funciona o cálculo do ROIC?

O cálculo é normalmente expresso como uma porcentagem e o valor é sempre expresso como um valor anualizado ou de 12 meses à direita. Quanto mais ROIC uma empresa tiver, melhor.

A fórmula para calcular o ROIC é simples. Basta subtrair os dividendos do lucro líquido e dividir esse número pelo capital investido. O resultado é o ROIC da empresa. No entanto, a fórmula não é perfeita e pode ter alguns problemas.

Por exemplo, o cálculo deve considerar o custo de capital da empresa. Então, se o ROIC for menor que o custo de capital, a empresa está descapitalizada e, portanto, está perdendo dinheiro.

Outra forma de medir o ROIC é compará-lo com o custo de capital da empresa. O ROIC de uma empresa é calculado em porcentagem. Idealmente, deve ser maior que o WACC. Um valor dois pontos acima do WACC indica que uma empresa está criando valor. Também pode ser reinvestido para garantir o futuro do negócio. Se uma empresa tem um ROIC alto, é um bom sinal.

O que é o retorno sobre o capital investido?

No setor financeiro, o retorno sobre o capital investido é uma proxy para o crescimento de uma empresa. Em geral, o ROIC deve ser maior que o WACC, pois um ROIC alto significa que a empresa está criando valor para seus acionistas.

Por outro lado, um baixo ROIC é indicativo do fracasso de uma empresa em criar valor. Essa métrica é mais importante para empresas que investem pesadamente em capital, como petróleo e gás.

O retorno sobre o capital investido é uma medida da capacidade de uma empresa de gerar retorno sobre seu capital e é um bom indicador do valor de uma empresa em relação a seus concorrentes. Com um ROIC mais alto, uma empresa pode aumentar sua participação no mercado.

O capital investido é uma medida da lucratividade de uma empresa, e seu ROIC deve ser superior à taxa média de inflação. Quanto maior o ROIC, mais atraente é um negócio. Seu índice ROIC é a porcentagem de lucro que uma empresa obtém em seu investimento. Quanto maior o número, melhor o ROIC, melhor é.

O denominador do ROIC é o capital total investido da empresa. Esse número inclui dívida, patrimônio líquido e caixa não operacional. O valor monetário de um investimento é referido como o ROIC.

Termos relacionados

Subprime

Se você está interessado em comprar uma casa, provavelmente já ouviu falar de empréstimos subprime. Se sim, você não está sozinho. Os credores subprime normalmente

Ler mais

Banco Central

O Banco Central do Brasil também é conhecido como BACEN, BCB ou BC. É uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério da Economia e

Ler mais

Grau de investimento

Como o nome sugere, os títulos de grau de investimento são seguros e têm riscos mínimos. Por outro lado, os investimentos de alto risco são

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter