💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Risco-país

Uma equipe de risco-país é uma parte crítica do processo de investimento de uma organização.

O trabalho da equipe é coletar informações sobre os riscos de um país, alocar investimentos e mitigar riscos.

Esses especialistas também fornecem informações sobre o clima de investimento de um país.

Eles podem ajudar uma organização a selecionar o local certo para um projeto.

Avaliação dos riscos de um país

Primeiro, é importante entender os riscos de um país. Existem várias maneiras diferentes de avaliar o risco de um país.

Nos Estados Unidos, a referência para baixo risco-país é o próprio país; mas, à medida que mais países em desenvolvimento aderem à OMC, os riscos são muito mais complexos.

Os analistas usam índices MSCI e relatórios de agências de classificação para determinar os riscos de país mais apropriados. Como você pode ver, os EUA são um exemplo perfeito de baixo risco-país.

Seja você um empreendedor ou um investidor, o risco-país é uma disciplina ampla.

Dependendo do perfil de risco do seu país, você deve avaliar a qualidade de crédito do país.

Você pode medir o risco do país observando as taxas de juros, os preços das ações, o balanço de pagamentos e até mesmo os déficits fiscais e em conta corrente.

Para avaliar o risco de um determinado país, atribua probabilidades a cada cenário. Uma grande empresa de gestão de investimentos pode classificar o risco-país por linhas de negócios específicas.

Por exemplo: se você estiver interessado em investir em um determinado país, uma classificação de risco país mais alta significa um retorno mais alto.

Você também pode examinar os mercados de ações, o balanço de pagamentos e a dívida do governo do país.

Um alto índice de risco de crédito é a melhor forma de determinar o risco de crédito do país. O índice MSCI é uma boa maneira de comparar os riscos de crédito dos países.

É fácil obter a taxa anual média do índice do país. Isso o ajudará a calcular a classificação de crédito média dos países em sua carteira.

Além da situação econômica, você também pode avaliar a situação política do país. O risco de agitação política pode afetar as taxas de câmbio do país e as taxas de juros. No entanto, isso não é um problema porque existem maneiras de reduzir o risco político do país.

Se estiver investindo em uma moeda específica, avalie as condições de seu respectivo país. Se você está investindo em moeda estrangeira, também pode comparar as moedas e a dívida do país.

Termos relacionados

G8

O G8 é um grupo de oito países altamente industrializados que se reúne todos os anos para discutir questões globais. O objetivo das reuniões é

Ler mais

FenaPrevi

A FenaPrevi é uma associação civil de seguradoras privadas filiada à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais. Sua missão é fortalecer o mercado e

Ler mais

Risco de Liquidez

O risco de liquidez é um dos aspectos mais críticos da gestão financeira. Pode ocorrer em qualquer negócio ou setor porque pode dificultar o cumprimento

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter