💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Risco de Mercado

O risco de mercado é um termo que se refere ao risco de perdas em suas posições. Os riscos são atribuídos aos preços e volatilidade dos mercados. Se você não entender como esses dois fatores afetam sua posição, leia a explicação a seguir. O que é risco de mercado? Como isso me afeta? Vejamos ambos.

O risco sistêmico não está diretamente relacionado a nenhum investimento individual e depende do desempenho geral do mercado. O desempenho do mercado também é importante para os investidores. Esses investidores precisam ficar atentos às variáveis ​​macro que afetam os mercados financeiros.

Por exemplo, a inflação é o aumento do preço de bens e serviços ao longo de um período de tempo. Se os preços estão subindo, isso significa que o poder de compra de uma moeda está diminuindo. Além disso, devem estar atentos à situação do balanço de pagamentos e aos déficits fiscais de um país. Esses dois fatores também podem ser afetados por fatores geopolíticos.

O que é a volatilidade dos preços?

A volatilidade dos preços é um fator importante na determinação do risco de mercado. O desvio padrão dos movimentos de preços é conhecido como volatilidade de preços. Esta volatilidade é muitas vezes expressa em percentagem de um valor inicial ou em termos absolutos.

Se você tiver um grande investimento em um mercado específico, o risco adicional pode não ser compensado pela eficiência do mercado. Para se proteger contra esses riscos, você deve diversificar seu portfólio. Você deve considerar adicionar um pouco de risco ao seu portfólio a cada mês.

Existem outros tipos de riscos de mercado, abaixo vocês verão alguns deles:

Risco de crédito

O risco de crédito está relativa com a possibilidade dos clientes não pagarem por algo que consumiram ou atestaram como sua responsabilidade financeira.

Risco sistemático

O risco sistemático é o risco que o mercado tem de perder valor. Em outras palavras, refere-se aos mercados financeiros em geral.

Risco cambial

O risco cambial diz respeito ao risco de uma empresa incorrer em perdas em face da variação do câmbio.

Risco de taxa de juros

O risco de taxa de juro pode ser representado com a consequência de mudanças nas taxas de juros no valor de um único ativo, no valor do “portfólios” de ativos ou na diferença entre os valores de um portfólios” de ativos e o “portfólios” de passivos que lastreiam os ativos e, por último, obviamente, na diferença representada .

Esses riscos podem variar drasticamente em valor e podem ser o resultado de mudanças na moeda ou na taxa de juros. Quando uma determinada empresa declara falência, por exemplo, as ações da empresa perdem o valor para os investidores.

Termos relacionados

Abecip

Abecip é a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Foi criada em 1967 e consiste numa rede de instituições financeiras que atuam

Ler mais

Banco Múltiplo

Embora a maioria das pessoas comece com uma conta corrente e uma conta poupança, é aconselhável ter duas. Isso ajudará você a separar sua economia

Ler mais

Fundo de Pensão

A finalidade de um fundo de pensão é fornecer benefícios de aposentadoria aos seus membros. O dinheiro que é investido em um plano de previdência

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter