Risco de Liquidez

O risco de liquidez é um dos aspectos mais críticos da gestão financeira. Pode ocorrer em qualquer negócio ou setor porque pode dificultar o cumprimento de obrigações de curto prazo. Em uma empresa, pode ocorrer quando a empresa tem menos de um mês de caixa disponível para cumprir as obrigações da dívida.

Um fluxo de caixa líquido negativo em um determinado dia pode ser um sinal de um grande risco de liquidez. Além disso, uma concentração excessiva de ativos ilíquidos também pode representar um risco.

Por exemplo, a crise de liquidez da General American ocorreu após o rebaixamento de sua classificação de crédito. Nesse caso, os bancos tinham contratos de financiamento muito grandes com clientes com opções de venda de 7 dias.

O risco de liquidez ajuda uma empresa?

Um índice de risco de liquidez ajuda uma empresa a determinar se está em alto risco de não cumprir suas obrigações de curto prazo. O índice atual, definido pelo Federal Reserve Bank of San Francisco, mede o quão bem uma empresa pode pagar seus passivos circulantes.

Uma empresa deve analisar seus índices financeiros regularmente para entender o risco de liquidez atual. Uma análise adequada dos índices financeiros permite que a empresa faça os ajustes necessários. Mas a empresa só consegue fazer os ajustes necessários com a ajuda da análise de risco de liquidez

Isso permitirá que a empresa gerencie seus riscos de liquidez. Se o índice financeiro atual estiver acima da faixa recomendada, a empresa pode tomar medidas para reduzir o risco. Caso contrário, pode acabar correndo um grave risco de não cumprir suas obrigações.

Um índice de liquidez corrente ideal deve estar acima de 1, indicando que uma empresa possui ativos de curto prazo suficientes para pagar seus passivos correntes. No entanto, uma empresa não deve ter um índice de liquidez corrente inferior a 1.

Índice de liquidez imediata

Liquidez Imediata é um indicador utilizado para determinar a capacidade de uma empresa de arcar com as suas dívidas no momento imediato. Ou seja, ela representa o capital da empresa que pode ser utilizado imediatamente para arcar com suas obrigações.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Além disso, o índice de liquidez imediata é um dos indicadores mais importantes da capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo. Um índice rápido baixo indica a fraqueza de uma empresa nessa área. Um índice rápido mais alto significa que a empresa tem mais ativos líquidos do que passivos.

Tipos de Risco

Existem dois principais tipos de risco, abaixo você irá conhecer um pouco deles.

Risco de solvência

A insolvência é quando um determinado devedor, que pode ser PF ou PJ, não consegue honrar com suas obrigações perante terceiros.

Além disso, a solvência se refere às obrigações com credores, que podem ser instituições financeiras ou debenturistas, geralmente se tratando de um passivo de prazo maior.

Risco de liquidez

É um risco financeiro que, por um determinado período de tempo, um determinado ativo financeiro, título ou mercadoria não pode ser negociado com rapidez suficiente no mercado sem afetar o preço de mercado.

Cada um deles apresenta desafios diferentes para uma empresa. Embora este último tenha suas vantagens e desvantagens, o risco de solvência versus o risco de liquidez costuma ser mais volátil que o outro.

Minimização de riscos

Com a análise adequada, você pode minimizar os riscos que sua empresa enfrenta. No final, este é o aspecto mais importante da gestão de liquidez. Para qualquer empresa, é fundamental administrar a liquidez de seu capital para evitar a falência.

A chave para gerenciar o risco de liquidez é identificar os sinais de alerta de uma crise de liquidez antes que ela ocorra. Você pode parar uma espiral descendente identificando e medindo o risco.

Para que uma corporação gerencie efetivamente o risco de liquidez, é vital garantir que ela tenha um portfólio bem diversificado e que suas necessidades de caixa possam ser atendidas a qualquer momento. Se não o fizerem, podem enfrentar perdas significativas se seus negócios não tiverem liquidez para continuar operando.

Termos relacionados

Custo Fixo

Um custo fixo é uma constante que pode ser facilmente determinada, pois é um valor estável. Para indústrias, o custo fixo pode ser calculado em

Ler mais

Abertura de capital

Os IPOs podem ser uma ótima maneira de levantar capital para sua empresa e expandir seus negócios. As taxas e juros podem ser muito altos

Ler mais

Pregão Eletrônico

Um pregão eletrônico é um pregão realizado eletronicamente para bens, serviços e recursos naturais. É uma ótima maneira de se livrar de inventário indesejado ou

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter