💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Reserva Monetária

O banco central de um país mantém essas reservas para sustentar a moeda. Além do dinheiro, essas reservas também podem incluir ouro. As reservas estão disponíveis para uso para equilibrar a balança de pagamentos do país.

Esses ativos são necessários para manter a confiança do mercado financeiro. Manter esses fundos em reserva permite que um país influencie a taxa de câmbio de sua moeda e evite a depreciação. Essas reservas são vitais para a estabilidade econômica de um país.

A Reserva Monetária é o conjunto de fundos mantidos no banco central por um país. No passado, foi a moeda da moeda. Seu banco central emitiu moeda ao público. Até meados do século 20, era a única moeda em circulação. Isso levou à adoção de padrões de troca de ouro por muitos países. As moedas do país dominante também mantinham reservas em metais preciosos.

Como funciona a reserva Monetária?

À medida que a oferta monetária do país aumenta, essas reservas são usadas para atender às necessidades imediatas e facilitar o comércio. Como tal, as autoridades governamentais de uma nação os utilizam para garantir o bom funcionamento do sistema financeiro.

A reserva monetária de um país representa a base sobre a qual sua moeda nacional é construída. Além disso, serve como amortecedor contra flutuações nos mercados internacionais. A reserva monetária de um país funciona como uma rede de segurança e o ajuda a administrar a liquidez de sua moeda.

Ao disponibilizar essas reservas ao público, um país pode manter sua oferta monetária estável. Se o valor de sua reserva monetária cair abaixo da taxa de inflação, a economia poderá enfrentar sérios problemas.

O que é o FMI?

O FMI é o Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional. O FMI suspendeu recentemente o acesso a fundos para o Afeganistão controlado pelo Talibã, e as sanções contra o Irã mostram que manter reservas no exterior não impedirá o Tesouro de agir.

Por exemplo, o acordo com a CSE TransTel em 2017 mostra que usar o dólar no exterior viola as sanções. Também mostra os limites do dólar americano e o que ele pode e não pode fazer. Existem cinco moedas no mundo que o FMI considera moedas de reserva. O dólar americano é o maior e mais líquido deles.

Quando a economia está em recessão, as reservas ajudam a economia a se recuperar. Os fundos são líquidos quando a moeda está caindo. O dinheiro na reserva é mantido nas reservas do banco central do país.

Para que serve a reserva monetária?

À medida que as reservas crescem, elas se tornam mais valiosas. Eles também protegem a moeda nacional. São os portos seguros do país em tempos de crise. A reserva é a rede de segurança do banco central.

A reserva monetária é a base sobre a qual a oferta monetária de um país é construída. Por meio de um sistema de empréstimos de reserva fracionária, um país pode emitir mais dinheiro do que mantém em sua reserva monetária. Mas as reservas monetárias são uma parte fundamental desse processo.

Termos relacionados

BNDES

O BNDES é uma agência federal que fornece recursos para pequenas e médias empresas. Diferencia-se de outros bancos por oferecer uma gama mais ampla de

Ler mais

Debêntures

Uma debênture tem juros fixos ou flutuantes que se ajustam às taxas de juros de mercado. Os pagamentos de cupom são o valor que o

Ler mais

Banco Múltiplo

Embora a maioria das pessoas comece com uma conta corrente e uma conta poupança, é aconselhável ter duas. Isso ajudará você a separar sua economia

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter