Rating

O rating é o número dado a um credor por uma instituição. Ele é usado por credores e investidores para determinar o risco de uma empresa. Uma boa classificação pode ajudar uma empresa a arrecadar dinheiro e atrair investimentos estrangeiros diretos.

Quanto maior a pontuação, melhor a taxa de juros de um empréstimo ou outro investimento. No entanto, há várias coisas que um credor deve considerar antes de aceitar um empréstimo.

Geralmente, uma rating reflete o histórico de crédito mais recente de uma empresa. Pode ser útil para os consumidores ao comprarem uma casa ou outro tipo de empréstimo. Uma vez que um mutuário tenha recebido uma pontuação de crédito, ele pode solicitar empréstimos ou outros produtos financeiros.

Embora uma rating não garanta a estabilidade financeira de uma pessoa, ela pode ajudar os credores a avaliar o risco de um empréstimo. Ter uma classificação de alta qualidade ajudará você a obter um empréstimo com baixa taxa de juros e evitará problemas com cobranças.

Em que o Rating é baseado?

A rating de uma empresa é baseada em um número que lhe é atribuído por uma agência de rating de terceiros. Essa pontuação é usada para ajudar a determinar a credibilidade de uma empresa. Quanto maior o número, menor a probabilidade de a empresa não cumprir suas obrigações.

Um rating é uma avaliação numérica da qualidade de crédito de um potencial devedor. É um indicador da capacidade do mutuário de pagar um empréstimo. Normalmente, a rating é baseada em informações qualitativas e quantitativas, incluindo registros públicos e privados. Além da pontuação de crédito, uma rating também determina o risco associado a um devedor. Uma pontuação baixa em uma rating diminuirá a reputação geral da empresa.

Categorias de Rating

Uma rating se aplica a empresas, governos e indivíduos. Existem duas categorias: especulativo e grau de investimento. A classificação de grau de investimento indica um investimento sólido e que o mutuário provavelmente cumprirá os prazos de pagamento.

Esses investimentos geralmente têm preços mais baixos. A classificação de grau especulativo significa um risco mais alto e uma taxa de juros mais alta. Um rating e uma pontuação de crédito não são a mesma coisa.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Um rating é um método pelo qual as empresas são classificadas de acordo com seu risco de inadimplência. Normalmente, é determinado pelo desempenho financeiro passado de uma empresa.

Agências de Rating

As agências avaliam o grau de investimento de instituições privadas, como bancos e empresas, e também públicas, como companhias estatais ou até mesmo governos. Ou seja, avaliam a capacidade de honrar com seus compromissos financeiros.

Além disso, agência de rating avalia o histórico da empresa de fazer pagamentos e quitar dívidas. Atrasos no pagamento ou inadimplência de um empréstimo reduzirão a rating. Contudo, uma rating é baseada nas perspectivas econômicas futuras da empresa. Existem três principais agências de rating: Standard & Poor ‘s, Moody’ s and Fitch Ratings.

Termos relacionados

Agências de Rating

As agências de rating são organizações independentes que avaliam a solidez financeira de empresas e entidades governamentais e determinam sua capacidade de cumprir as obrigações

Ler mais

Stop Loss

Há muitas pessoas que não usam stop loss, e há muitas razões para isso. Alguns investidores acham que o stop loss é desnecessário e até

Ler mais

Mercado Fracionário

Se você já pensou em investir no mercado de ações, provavelmente já ouviu falar do termo “ações fracionárias” ou “investimento em spread”. Este é um

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter