💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Pregão Eletrônico

Um pregão eletrônico é um pregão realizado eletronicamente para bens, serviços e recursos naturais. É uma ótima maneira de se livrar de inventário indesejado ou reduzir custos, desde que haja licitantes suficientes.

No que os pregões eletrônicos ajudam?

Os pregões eletrônicos podem ajudar tanto a organização compradora quanto seus fornecedores. Quando a concorrência é aberta e transparente, eles podem levar a reduções de preços significativas para ambos os lados.

As regras para a realização de um pregão eletrônico são muito diretas se você tiver uma seleção grande o suficiente de licitantes.

Como os pregões eletrônicos tendem a ser mais abertos, as empresas menores podem competir. E se você ganhar o lance, poderá obter mais negócios!

Se você não tiver certeza se os pregões eletrônicos são adequados para você, marque uma demonstração e saiba mais sobre os desafios envolvidos. Todas essas coisas ajudarão você a tomar uma boa decisão quando se trata da melhor maneira de comprar um produto.

Como funcionam os pregões na internet?

Os pregões na Internet funcionam muito como um grande mercado de pulgas, mas em uma escala muito menor. Os vendedores podem oferecer itens únicos ou vários lotes do mesmo item.

Assim como em um pregão tradicional, os pregões online têm licitantes e vencedores, então você terá que pagar pelo que comprar. E se você ganhar, terá um ótimo desconto nos itens que comprar!

Os compradores podem escolher entre vários métodos de pagamento para fazer compras. Nem todos os vendedores aceitam todos os métodos, mas a maioria aceita cartões de crédito, que possuem as mais altas proteções ao consumidor.

Os compradores podem até usá-los para obter um reembolso se seus itens não forem entregues conforme o prometido. Em contraste, muitos vendedores em pregões tradicionais de pessoa a pessoa não aceitam cartões de crédito e exigem cheques bancários ou ordens de pagamento.

Vantagens dos pregões

A principal vantagem dos pregões eletrônicos de Vickrey é que eles incentivam os concorrentes a definir seu preço real desde o início. Um vendedor pode usar essa tática para ganhar um lance declarando o menor preço que está disposto a aceitar.

Quando um fornecedor ganha uma oferta, ele obtém um preço muito mais alto do que o próximo concorrente mais alto, menos um degrau. Dessa forma, o fornecedor vencedor recebe mais do que seu lance mínimo.

O que é o pregão inglês?

Os pregões ingleses são o tipo mais comum de pregões eletrônicos. Eles são fáceis de seguir e se traduzem bem em um ambiente online. Além disso, você terá uma visão clara do que os outros licitantes ofereceram.

Essa transparência promove a apresentação de lances mais altos. Alguns pregões ingleses até definem um lance máximo antes do início do pregão. Se você exceder o lance máximo, terá a opção de fazer o lance mais alto.

Termos relacionados

Demanda reprimida

A demanda reprimida é um termo usado para descrever uma condição econômica que existe entre recessões econômicas. Demanda reprimida é um termo usado também para

Ler mais

Mercado Fracionário

Se você já pensou em investir no mercado de ações, provavelmente já ouviu falar do termo “ações fracionárias” ou “investimento em spread”. Este é um

Ler mais

Ticker

Um ticker de ações é uma maneira simples, rápida e fácil de acompanhar o valor de uma ação. O ticker é uma representação digital do

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter