💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Passivo

Um passivo é uma obrigação que uma empresa deve a outra parte. Pode ser um empréstimo bancário, um IOU ou uma conta mensal de telefone celular comercial. Não está em um balanço patrimonial e pode ser atual ou de longo prazo.

Em geral, uma conta de passivo tem saldo negativo. É o resultado de um contrato que ainda não está completo. É uma promessa de pagar alguém.

Um passivo é uma obrigação financeira que uma empresa tem para uma entidade externa. Representa uma saída de recursos da empresa. Pode ser de curto ou longo prazo, mas é uma obrigação. É mostrado no balanço patrimonial de uma empresa.

Um passivo também pode ser um crédito. Um empréstimo é uma obrigação quando uma entidade tem a obrigação de reembolsar outra pessoa. Nesse caso, o credor tem um passivo quando não paga suas dívidas.

Um crédito é um crédito. É um ativo se puder ser convertido em dinheiro. Um ativo é um dinheiro que pode ser convertido em dinheiro. Pode ser um ativo real ou imaginário.

O passivo é uma dívida?

O Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Um passivo é uma dívida de terceiros que é devida a uma empresa. Pode ser devido dentro de um ano, mas geralmente é pago com ativos circulantes. Por outro lado, um passivo não circulante pode ser devido em alguns anos ou mesmo décadas. Pode ser um pagamento de dívida ou pagamentos diferidos. Em geral, quanto maior o valor do passivo, maior a dívida da empresa.

Diferença dos passivos e dívidas

Os passivos de uma empresa incluirão quaisquer dívidas que uma empresa tenha e podem incluir quaisquer outras despesas que uma empresa incorra ao fazer negócios. É fundamental entender as diferenças entre passivos e dívidas e como elas afetam a saúde financeira de uma empresa.

Um passivo é a obrigação de uma empresa para com seus credores. Um exemplo comum de passivo são as contas a pagar. É um valor que uma empresa deve aos seus credores. Geralmente, os passivos são registrados em um balanço patrimonial. Esta é uma parte importante da contabilidade.

É importante entender como os passivos diferem dos ativos. Além das dívidas, os passivos de uma empresa podem incluir contratos. Um passivo pode ser um risco legal ou regulatório.

Termos relacionados

Mercado de Swap

O mercado de swaps foi desenvolvido pela primeira vez em 1981 pela IBM e pelo Banco Mundial, como forma de compensar a volatilidade das taxas

Ler mais

EBITDA

EBITDA significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Essas medidas financeiras são um bom indicador da lucratividade de um negócio. Esse número reflete

Ler mais

Precificação

A precificação é um grande desafio: como determinar o valor do produto que estamos oferecendo ao público? São diversos fatores que devem ser levados em

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter