💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

P/VP

O índice P/VP mede o valor por ação de uma empresa.

É calculado observando o valor contábil no balanço patrimonial de uma empresa, que é o valor total dos ativos líquidos tangíveis de uma empresa.

Os valores contábeis são então divididos pelo número de ações em circulação. A fórmula é: (Total de ativos – Total de passivos) / Número de ações em circulação.

Se o P/VP for mais de um, então a empresa tem um valor contábil baixo. Se for menor que um, as ações da empresa têm um valor contábil baixo.

A relação também pode indicar o valor de uma empresa em caso de falência. Não considera ativos intangíveis, como opções de compra de ações que são adquiridas em caso de mudança de controle ou demissão de administradores.

Como resultado, o valor contábil pode ser superior ao valor de mercado da empresa. O índice P/VP pode não refletir o valor dos ativos intangíveis de uma empresa.

Variação do P/VP

O índice P/VP varia de um setor para outro, mas a regra geral é que o valor de mercado de uma empresa deve ser menor que seu valor contábil.

Isso é particularmente verdadeiro se a empresa já estiver madura, tiver um forte fluxo de caixa e uma grande quantidade de ativos intangíveis.

Além disso, o índice P/VP não é uma medida efetiva da lucratividade de uma empresa, o que dificulta a determinação do valor de seus ativos.

O índice P/VP é um importante indicador do valor de uma empresa. Se estiver subvalorizado, pode sinalizar uma joia escondida no mercado.

Termos relacionados

GAP

Um “gap” ocorre quando ocorre uma mudança repentina no preço entre os pregões, principalmente devido a um fator fundamental ou técnico. Esses eventos geralmente causam

Ler mais

Precificação

A precificação é um grande desafio: como determinar o valor do produto que estamos oferecendo ao público? São diversos fatores que devem ser levados em

Ler mais

Tapering

Durante a crise financeira global de 2013, o Fed iniciou um processo chamado tapering. Bernanke surpreendeu os investidores com um sinal de tapering, que desencadeou

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter