O índice P/VP mede o valor por ação de uma empresa.
É calculado observando o valor contábil no balanço patrimonial de uma empresa, que é o valor total dos ativos líquidos tangíveis de uma empresa.
Os valores contábeis são então divididos pelo número de ações em circulação. A fórmula é: (Total de ativos – Total de passivos) / Número de ações em circulação.
Se o P/VP for mais de um, então a empresa tem um valor contábil baixo. Se for menor que um, as ações da empresa têm um valor contábil baixo.
A relação também pode indicar o valor de uma empresa em caso de falência. Não considera ativos intangíveis, como opções de compra de ações que são adquiridas em caso de mudança de controle ou demissão de administradores.
Como resultado, o valor contábil pode ser superior ao valor de mercado da empresa. O índice P/VP pode não refletir o valor dos ativos intangíveis de uma empresa.
Variação do P/VP
O índice P/VP varia de um setor para outro, mas a regra geral é que o valor de mercado de uma empresa deve ser menor que seu valor contábil.
Isso é particularmente verdadeiro se a empresa já estiver madura, tiver um forte fluxo de caixa e uma grande quantidade de ativos intangíveis.

Além disso, o índice P/VP não é uma medida efetiva da lucratividade de uma empresa, o que dificulta a determinação do valor de seus ativos.
O índice P/VP é um importante indicador do valor de uma empresa. Se estiver subvalorizado, pode sinalizar uma joia escondida no mercado.