💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

P/L

Price over Earnings é um indicador que relaciona o valor de mercado de uma ação com o lucro apresentado ou projetado pela empresa em questão.

Também é conhecido pela sigla P/L, que significa Preço/Lucro.

O indicador é calculado dividindo o preço da ação pelo Lucro por Ação.

O que é Price to Earnings?

Price to Earnings é um dos principais números que os investidores levam em consideração ao analisar sua carteira de ativos e futuras operações de câmbio.

Apesar de toda a popularidade do P/L, é preciso deixar claro que uma análise fundamentalista leva em conta múltiplos fatores, e o indicador que é objeto deste artigo é apenas um deles.

Olhar o preço de uma ação isoladamente não significa muito. Ao calcular o P/L, o investidor pode ter uma ideia melhor sobre a empresa, relacionando preço e lucro.

Isso já ajuda a comparar duas empresas com mais eficiência, por exemplo. A partir daí, é necessário avaliar outras informações.

P/L como ponto de partida

Se você fosse comprar um empreendimento em seu bairro, também gostaria de considerar a relação preço/lucro antes de comprar, não é? Afinal, o preço por si só não nos diz muito.

De forma simplificada, a análise preço/lucro de uma ação consiste em uma relação direta: quanto maior o índice preço/lucro, mais caro a empresa está pagando.

Por outro lado, empresas com P/L mais baixo seriam mais descontadas em relação ao seu preço.

Aliás: é importante lembrar que preços mais altos são apenas expectativas e, portanto, o conceito de margem de segurança nunca deve ser descartado neste momento.

Em outras palavras: ao verificar o preço/lucro de uma ação, é sempre bom procurar oportunidades em empresas que negociam abaixo do esperado.

Outro ponto importante é analisar esse indicador em conjunto com outros fatores, como a situação macroeconômica, receita e lucro, dividendos e outros.

Além disso, ao observar os preços das ações em mercados mais maduros, como o norte-americano, é possível perceber que as ações desses países apresentam métricas de P/L mais altas do que as observadas em países em desenvolvimento.

Isso se deve à volatilidade política e econômica nos países menos desenvolvidos.

Em outras palavras, isso geralmente leva a um maior medo por parte dos investidores internacionais.

Termos relacionados

Capitalização

Essencialmente, capitalização significa registrar uma despesa em uma conta permanente e alocar em períodos contábeis futuros. Este método é vantajoso para empresas com ciclos de

Ler mais

Derivados

Um derivativo é um contrato que fornece a um investidor um valor futuro fixo ou determinável de um ativo subjacente. O vendedor do contrato não

Ler mais

WACC

Simplificando, o WACC é a taxa que uma empresa paga a todos os detentores de títulos em uma base comum. É definido pelo mercado externo,

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter