💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Ouro

O ouro é o elemento químico com número atômico 79. É um metal amarelo alaranjado brilhante com uma superfície macia, maleável e dúctil. Além disso, é extremamente valioso.

Indo além da química, o ouro tem um importante papel no mundo financeiro: seja como componente de moedas ou alvo de compra e venda.

A vantagem mais importante do ouro como moeda é que ele não se corrói. Como é bastante raro, não é produzido por todos; também, os investidores o consideram um porto seguro em tempos de incerteza econômica e política.

Vale a pena investir em ouro?

A história está repleta de exemplos de colapsos monetários, impérios desmoronando e golpes políticos. Muitos investidores de ouro conseguiram proteger suas riquezas durante esses períodos turbulentos e evitaram a turbulência que enfrentariam.

Outro benefício de comprar ouro é que este é um investimento defensivo.

Embora tenha uma série de benefícios, existem algumas desvantagens em possuí-lo. Por exemplo: não há garantia de quando você vai comprá-lo ou vendê-lo.

O ouro também não produz fluxo de caixa e exige que você dependa dos ganhos das empresas.

Comprar ouro não é uma boa maneira de diversificar seu portfólio. Portanto, é recomendável investir em ações ou títulos com rendimento de dividendos.

Por que comprar ouro?

Há muitas razões para comprar ouro. A mais popular é o fato de ser uma reserva de valor. É uma moeda estável e, para muitos, é considerado o item perfeito para investir seu dinheiro.

Não há melhor momento do que agora para começar a fazer seu primeiro investimento em ouro.

É uma ótima maneira de construir um portfólio de longo prazo e ganhar uma quantia substancial de dinheiro. Não há desvantagens em comprar ouro como garantia.

O ouro físico pode ser comprado de duas maneiras:
as empresas privadas vendem ouro em barras, enquanto os governos o vendem em moedas;
as pessoas podem comprar moedas de ouro, barras e barras de ouro;

Esses investimentos ajudarão você a diversificar seu portfólio. Mas você deve se lembrar que é importante considerar os riscos que acompanham a posse de ouro.

Se você não sabe por onde começar, tente comprar pequenas quantidades. É muito mais seguro investir em pequenas quantidades de ouro físico do que em grandes quantidades.

O principal benefício de possuir ouro é que é um investimento seguro e protegido. É também uma excelente maneira de proteger seus ativos. Além de usá-lo como segurança, você também pode usá-lo como proteção contra a inflação.

Preço do ouro

O preço do ouro tende a subir durante as crises financeiras, mas geralmente não sobe em tempos de alta inflação. Portanto, se você não tiver certeza de qual mercado comprar neste momento, talvez queira esperar até que a próxima grande crise econômica termine.

Antes de comprar ouro, você deve decidir qual forma de ouro você gostaria de possuir. Você pode optar por possuir ouro na forma de moedas ou barras, ou pode optar por investir em ouro redondo, que não é apoiado por um governo.

Embora o ouro físico possa ser mais caro do que outros ativos de investimento, ainda é uma excelente opção de investimento. A forma física do ouro é agradável aos olhos e pode ser usada como garantia para empréstimos e outros investimentos.

Se você está procurando maneiras de ganhar dinheiro com seus investimentos, é importante entender como o ouro é precificado e o que isso significa para você.

Em ambos os casos, você terá o benefício de saber que seu ouro está seguro e protegido. No entanto, a despesa será menor do que a compra do próprio metal. Você terá o benefício adicional de poder vendê-lo sempre que quiser.

Se você possui um investimento em ouro, deve considerar cuidadosamente sua estratégia de investimento. O mais importante é escolher uma empresa confiável e respeitável para atuar junto a si.

Você deve certificar-se de que ela seja ambientalmente responsável e que continuará a produzir um ativo valioso. Afinal, seu investimento vale muito dinheiro e você precisa protegê-lo, pois não gostaria que as pessoas erradas se aproveitassem dele.

Lembre-se: caso o possua em forma física, você deve manter seu ouro em um lugar seguro!

Termos relacionados

Tapering

Durante a crise financeira global de 2013, o Fed iniciou um processo chamado tapering. Bernanke surpreendeu os investidores com um sinal de tapering, que desencadeou

Ler mais

Candlestick

Se você quiser saber como negociar ações, deve aprender a ler um gráfico de velas. Candlesticks são uma forma de análise técnica e podem ser

Ler mais

CAC 40

O CAC 40 (Contation Assistée en Continu), em portugês significa Negociação Assistida Contínua, é o índice de referência do mercado de ações francês, representando as

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter