💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

OPEX

Despesa operacional é o custo de manter o negócio funcionando. Esta é uma categoria separada de produção, custo e preço.

É o dinheiro gasto para converter o estoque em rendimento. Ele está listado na demonstração de resultados e geralmente é muito pequeno.

As despesas de capital requerem financiamento e têm horizontes longos, mas podem gerar lucros significativos.

Em comparação, as despesas operacionais têm horizontes mais curtos e são mais comumente utilizadas por pequenas empresas.

Tipos de despesas operacionais

As despesas operacionais de uma organização são os custos incorridos para executar suas operações diárias.

Estes incluem aluguel, pagamentos de hipotecas, material de escritório e folha de pagamento.

Eles também incluem reparos e manutenção, mas não custos relacionados à fabricação ou entrega de mercadorias.

Incluem também os custos relacionados com as atividades de investimento e financiamento. No entanto, esses não estão relacionados à produção ou entrega. Isso os torna uma categoria importante para entender.

Redução de despesas nas empresas

Embora as despesas operacionais sejam inevitáveis, as empresas podem fazer tudo ao seu alcance para reduzi-las. Na verdade, o foco agressivo na redução de Opex pode resultar na deterioração da qualidade do produto, na retenção de clientes e na perda de funcionários-chave.

Além disso, isso pode prejudicar a imagem de uma empresa. As empresas de sucesso entendem a importância de encontrar o equilíbrio certo entre rentabilidade e despesas operacionais. Investem em áreas que apoiam o crescimento e valorizam a marca.

Elas também estão diretamente relacionadas ao valor do empreendimento e podem ser reduzidas cortando-os.

Felizmente, as empresas mais bem-sucedidas reconhecem a necessidade do equilíbrio certo e continuam investindo em custos operacionais que ajudarão os negócios. Também fazem investimentos em publicidade, P&D de produtos e outras áreas que contribuem para o crescimento e o sucesso do negócio.

Embora as despesas operacionais sejam essenciais para um negócio, não basta eliminá-las completamente. Embora muitas empresas se esforcem para reduzir seu Opex, isso pode levar a uma redução na qualidade do produto, baixa retenção de funcionários e deterioração da percepção de uma marca.

Como resultado, as empresas mais bem-sucedidas equilibram despesas operacionais com investimentos estratégicos e satisfação do cliente. Esses custos são críticos para o crescimento de um negócio.

Termos relacionados

Subscrição

Resumidamente, a subscrição refere-se a uma preferência na compra de conjuntos de ações ou ações individuais de empresas e fundos que tenham aberto mais capital

Ler mais

Market Maker

Se você já negociou ações de um centavo, provavelmente já viu a frustração que vem com o spread de compra e venda e, às vezes,

Ler mais

Intraday

O termo intraday (intradiário) é utilizado pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação nas bolsas de valores. Transações intradiárias são transações

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter