💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Oferta Pública de Aquisição (OPA)

Em essência, uma oferta pública de aquisição é uma oferta de uma empresa para a totalidade ou parte das ações de uma empresa-alvo. A empresa adquirente oferece a compra das ações alvo em troca de dinheiro.

Quando a aquisição for concluída, o licitante vencedor deterá todas as ações da empresa-alvo. A organização adquirente também terá que considerar os riscos envolvidos no investimento em uma empresa-alvo, incluindo a possibilidade de perder dividendos e outras distribuições.

Quando uma oferta pública de aquisição for bem-sucedida, o comprador em potencial comprará ações de uma empresa-alvo de seus acionistas. Essas ações são então trocadas por dinheiro ou ações de outros licitantes.

Qualificação monetária

Para se qualificar para um negócio totalmente em dinheiro, o comprador em potencial deve adquirir 50% das ações da empresa-alvo em uma transação totalmente em dinheiro. Se a condição mínima de oferta não for atendida, o licitante não poderá adquirir as ações. O licitante também terá outros requisitos a satisfazer.

Em uma oferta de dois níveis, a empresa adquirente oferece a compra do alvo por um prêmio sobre o valor de mercado atual. Uma vez que o adquirente convença todos os acionistas do alvo a vender suas ações, o adquirente assume o controle da empresa alvo no primeiro nível. O adquirente faz uma oferta menor para uma porcentagem maior do alvo. Isso permite que a empresa evite os grandes custos associados a uma aquisição.

Pode ser um movimento estratégico de uma empresa concorrente. Por exemplo, um comprador em potencial pode querer adquirir uma empresa para aumentar a participação no mercado, enfrentar a concorrência ou obter acesso às suas patentes e marcas. A aquisição também pode ser uma boa maneira de expandir sua marca e criar uma vantagem competitiva.

Quando ocorre uma OPA?

Uma oferta pública de aquisição ocorre quando uma empresa deseja fechar o seu capital, em outras palavras, ocorre quando uma empresa de private equity ou investidor anuncia sua intenção de comprar uma empresa-alvo. O comprador faz uma oferta que inclui as ações da empresa-alvo.

No entanto, a empresa-alvo deve concordar com os termos da oferta antes que a aquisição possa ocorrer. Se a empresa-alvo não concordar, o adquirente pode optar por aceitar ou rejeitar a oferta. Uma oferta de aquisição hostil é uma oferta que é feita com a intenção de comprar toda a empresa-alvo.

Uma oferta pública de aquisição pode ser uma aquisição amigável ou adversária. Uma aquisição amigável ou adversária é quando uma empresa concorda em comprar uma empresa de capital aberto.

A empresa-alvo é a empresa que o adquirente deseja comprar e o adquirente está vendendo o alvo. Nesse cenário, a empresa-alvo obtém o status listado ao aceitar a oferta. Quando uma aquisição hostil é conduzida, o adquirente tentará influenciar os acionistas da empresa-alvo a votar contra a aquisição.

Termos relacionados

Joint Venture

Uma Joint Venture é um acordo entre duas empresas. As duas empresas formam um novo negócio em uma indústria comum. A joint venture geralmente é

Ler mais

Aumento de Capital

O aumento de capital é um investimento de capital que é feito por uma empresa. Ao contrário de outros investimentos de capital, este não exige

Ler mais

IGC

A Bovespa desenvolveu o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada para avaliar o desempenho de uma carteira com ações de empresas com diferentes níveis

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter