💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Mercado de Capitais

Um mercado de capitais é um tipo de mercado financeiro onde são negociados títulos lastreados em dívida e ações. Um mercado monetário é um mercado de dívida de curto prazo. Se você não está familiarizado com os mercados de capitais, é importante entender o que são e como funcionam.

Um mercado de capitais bem administrado é crucial para o crescimento econômico. É um ótimo lugar para os investidores começarem. O mercado de capitais é um mercado onde empresas, governos e outras entidades negociam seus instrumentos financeiros de longo prazo. Isso inclui ações, títulos e derivativos.

Qual é o objetivo do Mercado de Capitais?

O objetivo do mercado de capitais é mobilizar a poupança e disponibilizá-la para investimentos de longo prazo. Isso ajuda a reduzir os custos de transação e o risco de mercado. Também promove um amplo espectro de propriedade de ativos produtivos e melhora a eficácia da alocação de capital na economia. Dessa forma, o objetivo deste mercado é facilitar a entrada em transações e movimentar fundos.

Muitas empresas levantam fundos no mercado de capitais, que é uma fonte crítica de financiamento. Emitindo dívida ou patrimônio, essas empresas são capazes de atrair investidores. O governo também usa o mercado de capitais para captar recursos. Mas, ao contrário de outros tipos de mercado, o governo não pode emitir ações ou títulos de capital.

Títulos no Mercado de Capitais

O mercado de capitais é um mercado para os investidores negociarem vários tipos de títulos. Esses títulos são um tipo de investimento e são negociados na bolsa de valores. Eles podem ser comprados por pessoas ou vendidos por empresas. O governo pode emitir títulos municipais.

Nos EUA, o governo federal emite títulos do tesouro, enquanto o governo local emite títulos corporativos. Esses tipos de títulos geralmente têm pagamentos periódicos de juros ao longo de suas vidas. Um título com prazo de vencimento de 10 anos pode ter pagamentos de R $10 a cada seis meses.

Quais os tipos de mercado de capitais?

Depois de entender o conceito de mercado de capitais,como os objetivos e formas de investir, vamos avançar quanto aos seus tipos.
Bom, existem dois tipos principais de mercados.

Primário

O mercado primário é um mercado para novos títulos e ele pode ser classificado como um mercado de negociação.

Secundário

Um mercado secundário é um mercado para empresas que foram estabelecidas no passado. Faz parte da economia moderna e lida com títulos existentes.

 

Termos relacionados

IGP-DI

O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) é um indicador macroeconômico. Representa a progressão dos preços. Funciona como um deflator de valor nominal

Ler mais

Derivados

Um derivativo é um contrato que fornece a um investidor um valor futuro fixo ou determinável de um ativo subjacente. O vendedor do contrato não

Ler mais

Rendimento Bruto

Os ganhos brutos são uma informação financeira importante, mas nem sempre é fácil descobrir exatamente quais são. Empresas e indivíduos têm definições diferentes de qual

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter