💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Mercado de Balcão

O mercado de balcão é um sistema descentralizado em que as negociações são realizadas diretamente entre duas partes. Não é uma troca tradicional e não há locais físicos. Opera em rede eletrônica e não requer o uso de intermediário ou corretor para realizar as transações.

Ele difere do sistema do mercado de leilões de várias maneiras. É uma excelente maneira de os investidores comprarem ações de empresas que são novas para o público ou não são muito grandes.

Como funciona o mercado de balcão?

A negociação de balcão é um método popular para os investidores comprarem e venderem ações e títulos. O mercado de balcão não é regulamentado e não possui uma bolsa formal ou órgão regulador. Também não há local físico.

Com isso, opera por meio de uma rede de corretores, revendedores e outros participantes do mercado. E como não há regras ou requisitos de relatórios, é amplamente não regulamentado. Em geral, não existem regras e regulamentos em vigor para garantir a segurança dos investidores.

O mercado OTC é um mercado altamente regulamentado que apresenta os melhores preços e a melhor liquidez. Os mercados OTC não são um mercado padronizado e regulamentado. Eles são abertos ao público e não são regulamentados.

Vantagens de negociar no mercado de balcão

Uma das principais vantagens de negociar no mercado de balcão é que não existem regulamentos para regulá-lo. Por causa disso, é muito mais fácil fazer um acordo do que em uma troca tradicional.

Uma outra vantagem é a facilidade proposta por esse ambiente de negociação. Além disso, têm a burocracia que é menor e com isso faz dele uma opção interessante para investidores conquistarem rendimentos maiores.

Riscos no mercado de balcão

Por ser privado, os mercados de balcão estão sujeitos a um certo risco de contraparte e são muito voláteis. Como resultado, existe o risco de acordos injustos.

O mercado OTC é um ótimo lugar para investir em ações. Pode ser muito arriscado. Ao contrário das principais bolsas, os mercados OTC são mais caros que os principais. No entanto, você economiza dinheiro e ainda ganhará muito dinheiro.

Não há requisitos mínimos de listagem, portanto, o risco de perder seu dinheiro é muito menor. Não há requisitos mínimos para empresas em redes OTC. Se você tiver fundos para pagar por isso, poderá obter uma listagem OTC para eles.

Os mercados OTC são mais arriscados do que as bolsas de valores regulamentadas. Os comerciantes podem obter enormes lucros nos mercados OTC, mas também são mais arriscados do que nos regulamentados. Esses títulos estão sujeitos à volatilidade e podem se tornar inúteis.

Termos relacionados

Funding

O termo “funding” vem do inglês e significa “financiamento”. Existem muitas maneiras diferentes de arrecadar fundos para sua startup. Você pode usar lucros retidos, capital

Ler mais

AGE

A Assembléia Geral Extraordinária (AGE) é uma reunião de acionistas de uma empresa privada ou pública. A urgência de um assunto é determinada pela AGE.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter