Mercado a Termo

O mercado a termo é um mercado de balcão onde o preço de um instrumento financeiro ou ativo é fixado para uma data futura. Na maioria das vezes, o termo é usado com referência ao mercado de câmbio.

Um mercado a termo é um ótimo lugar para negociar commodities que são incertas. Você também pode se proteger contra a volatilidade dos preços usando contratos a termo. Isso é particularmente útil para exportadores e compradores que desejam fixar seus preços ou evitar perdas com a queda dos preços.

O mercado a termo também protege uma moeda, ação ou moeda de flutuações. Os contratos de taxa de juros também estão incluídos no mercado a termo. Eles são celebrados quando os traders esperam que a demanda por um determinado ativo aumente no futuro.

O Mercado a Termo cria quais tipos de contratos?

Um mercado a termo é um mercado financeiro que cria contratos a prazo. Esses contratos permitem que compradores e vendedores negociem um ativo que será avaliado a um preço especificado em uma data posterior.

No entanto, o potencial de lucro é alto, pois o preço dos bens ou serviços é desconhecido e o vendedor ou comprador pode incorrer em prejuízo a qualquer momento. Mas, a longo prazo, um contrato a termo pode ser benéfico para ambos os lados.

Como tal, um contrato a termo fornece segurança e privacidade. Um exemplo típico é um contrato a termo em uma data futura. O ativo subjacente é um contrato entre duas partes. Existem vários tipos diferentes de forwards em um mercado a termo.

Como funciona a compra ou venda?

Em um mercado a termo, o comprador e o vendedor concordam em comprar ou vender um ativo a um preço predeterminado em uma data e local específicos. Por exemplo, um contrato no mercado à vista envolve um contrato para entrega futura a um preço fixo no futuro. O comprador de um contrato a termo ganha quando o preço à vista está abaixo do preço a termo, enquanto o vendedor perde se o preço for mais alto.

Um exemplo típico é a transação da Huilida, onde o comprador e o vendedor celebram um contrato para uma data de entrega de três meses no futuro. Um contrato a termo é um acordo entre duas partes pelo qual o comprador ou vendedor promete entregar um ativo ao comprador ou vendedor em uma data futura.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Além disso, um contrato a termo protege o comprador ou vendedor de flutuações de preços, permitindo que o comprador compre ou venda um ativo no futuro. Se o preço de uma mercadoria diminuir, o comprador ou vendedor pode compensar a diferença revertendo o contrato.

Desvantagens do Mercado a Termo

A desvantagem é que esse tipo de negociação é complicado e é melhor aprender as diferenças antes de se envolver. Além dos riscos envolvidos, o mercado a termo é uma ferramenta útil em vários setores-chave de uma economia.

A possibilidade de alavancagem é também uma desvantagem, pois aumenta proporcionalmente os riscos da operação. Uma outra desvantagem deste tipo de mercado é o aumento do risco de contraparte.

Termos relacionados

Trava de Baixa

A estratégia de trava de baixa envolve a venda de opções de compra que têm um preço de exercício mais baixo do que o estoque

Ler mais

Renda Fixa

A renda fixa é uma modalidade de investimento. É a mais procurada pelos investidores, já que proporciona segurança e estabilidade. Também é muito usada para

Ler mais

Ação Cheia

Uma ação cheia é um ataque em que o atacante consome todos os seus esforços durante toda a rodada. Uma ação cheia não pode ser

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter