💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Margem Líquida

O índice de lucro líquido é a porcentagem do lucro gerado por uma empresa. Este é o lucro que é gerado a partir de um dólar de receita. Se o índice de lucro líquido for maior que a média, a empresa é mais lucrativa. Se for inferior à média, é um negócio sub-lucrativo. A margem inferior indica que é mais eficiente que a média. Da mesma forma, uma margem menor significa que é menos lucrativo

Ao comparar as margens de lucro, é importante ter em mente que as margens de lucro variam entre os setores. Por exemplo, uma joalheria terá uma lucratividade líquida maior do que uma mercearia. A margem de uma mercearia será menor que a de uma joalheria.

Obviamente, um lucro maior significará uma receita maior para a joalheria, mas uma pequena margem ajudará a alcançar a lucratividade mais rapidamente. Uma alta porcentagem de lucro líquido é um sinal de que uma empresa está fazendo algo certo.

Principal objetivo da Margem Líquida

O objetivo de todo negócio é ganhar dinheiro. O principal objetivo da Margem Líquida é mostrar para a empresa se o financeiro da empresa está indo pelo caminho certo ou se precisa melhorar. E isso refere-se ao índice de lucro líquido e à diferença entre o lucro de uma empresa e seus custos. Quanto maior o índice de lucro líquido, melhor a empresa é.

Vantagens

  • Permite que o investidor tenha conhecimento do que acontece na questão financeira da empresa;
  • Permite ter facilidade em encontrar empresas lucrativas;
  • Mostram empresas com vantagens competitivas;
  • Pode ser utilizada como alerta, para as empresas que não estão em situações agradáveis no financeiro;
  • Permite mostrar diversas escolhas de empresas com uma maior margem de segurança.

Outros tipos de margem

Sim, a margem de lucro que determina quanta receita uma empresa pode obter. Quanto maior a margem líquida, mais receita o negócio irá gerar. Quanto maior o percentual de lucro líquido, maior o nível de lucratividade e menor o custo de vendas.

Além disso, uma boa margem de lucro pode ajudar a empresa a alcançar a lucratividade mais cedo e atingir seu lucro máximo. Em poucas palavras, uma alta margem de lucro líquido significa mais receita.

Tal como acontece com muitas métricas, as margens líquidas podem ser úteis para comparar empresas com diferentes capitalizações de mercado. No entanto, essa métrica é mais útil ao comparar empresas do mesmo setor. Como difere de acordo com o setor, a proporção entre o lucro líquido e a receita total varia.

Por exemplo, a indústria de vestuário terá um índice de lucro líquido menor do que a radiodifusão e vice-versa. A indústria de vestuário terá uma margem de lucro líquido acima da média do que a indústria de radiodifusão.

Ao contrário da margem de lucro bruto, o índice de lucro líquido refere-se à diferença entre o lucro de uma empresa e seus custos. Quanto maior o índice de lucro líquido, melhor a empresa é.

Seus lucros são determinados pelo tamanho das vendas do negócio. Uma porcentagem maior de vendas resultará em maior lucro líquido. Por outro lado, um índice de lucro menor significa que os custos de uma empresa excedem sua receita. Então, a empresa é mais lucrativa do que parece na superfície.

Termos relacionados

Black-Scholes

O modelo Black-Scholes, também conhecido como modelo Black-Scholes-Merton, é um modelo matemático para a dinâmica dos mercados financeiros, incluindo a dinâmica dos instrumentos de investimento

Ler mais

Agências de Rating

As agências de rating são organizações independentes que avaliam a solidez financeira de empresas e entidades governamentais e determinam sua capacidade de cumprir as obrigações

Ler mais

TJLP

O TJLP é uma nova taxa de juros que foi efetivada em 1º de janeiro de 2018. É baseado no IPCA e uma taxa de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter