Lucro por Ação (LPA)

A fórmula básica para calcular o lucro por ação é dividir o lucro líquido pelo número de ações ordinárias.

O método de dividir o lucro líquido pelo número de ações em circulação é baseado nas médias ponderadas das ações de uma empresa.

Por exemplo, se a XYZ Industries tiver um lucro líquido de $ 900.000 e 75.000 ações em circulação, então o lucro por ação seria de $ 0,90. Nesse cenário, a empresa receberá um lucro de US$ 500.000, ou US$ 9,50 por ação.

Para determinar o lucro por ação, as companhias abertas devem apresentar um Formulário 10-K anual e um Formulário 10-Q trimestral.

Para obter o lucro líquido total de uma empresa, o valor dos dividendos preferenciais e o número de ações em circulação devem ser subtraídos.

Uma vez que todos os números estão dentro, o valor LPA de uma empresa é calculado. LPA pode ser usado para calcular a justiça de um estoque. Se uma empresa for lucrativa e tiver um LPA alto, valerá a pena investir nela.

LPA é uma figura importante a considerar ao analisar um investimento. Indica se a empresa é lucrativa por ação.

A fórmula LPA é calculada subtraindo o lucro líquido do número de ações em circulação. Esse cálculo é essencial para tomar decisões financeiras inteligentes. A fórmula LPA pode ser usada para calcular a lucratividade de uma empresa. Para fazer isso, use o modelo de lucro por ação gratuito do CFI.

Termos relacionados

IDIV

O IDIV representa o Índice de Dividendos da Bolsa de Valores do Brasil. Este é um portfólio de trabalho do tipo que inclui documentos que

Ler mais

Long

Uma posição longa (long) é uma quantidade positiva de um instrumento. Um detentor de uma posição longa está antecipando que o valor do instrumento financeiro

Ler mais

Short

O short é um método de negociação em que um comerciante vende uma ação e a devolve ao corretor com prejuízo. Um trader que obtém

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter