💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Lucro Líquido

O lucro líquido é uma métrica crucial para os empresários. Ele mede a saúde financeira de uma empresa e é frequentemente usado para compará-la aos concorrentes. É uma métrica importante que ajuda os credores e outras partes interessadas a determinar o risco de uma empresa, bem como a comparar seu desempenho financeiro com o de outras empresas. Felizmente, calcular o lucro líquido é bastante simples, desde que você tenha os dados necessários.

Como calcular o lucro líquido?

Basta calcular seu lucro líquido subtraindo todas as suas despesas de sua receita. No exemplo acima, a empresa de comércio eletrônico tem uma receita de US $350.000, um custo de mercadorias vendidas de US $50.000 e uma despesa salarial de US $75.000. Com a receita total de $300.000, você subtrairia todos os custos de sua receita total, o que resultaria em um resultado líquido de $300.000.

Felizmente, calcular o lucro líquido é bastante simples, uma vez que você reúne todos os seus dados financeiros. Para calcular seu patrimônio líquido, basta dividir sua receita pelo total de despesas. Por exemplo, se você ganha $300.000, seu lucro bruto é de $500.000 – mas se você gastou $75.000 em salários e vencimentos, seu ganho líquido é de $95.000. Este é o seu patrimônio líquido, ou ‘lucro líquido’, como é conhecido.

Qual a importância do lucro líquido?

O lucro líquido de uma empresa é uma métrica importante para os investidores. Não é importante apenas entender a lucratividade da sua empresa – os investidores estarão ansiosos para investir em você se você tiver um lucro líquido alto. Ele também informará aos credores se a organização pode pagar quaisquer empréstimos.

Portanto, lucros líquidos mais altos farão com que seu negócio pareça melhor para os credores. Você pode medir a lucratividade do seu negócio comparando o valor que você fez em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diferença entre o lucro bruto e o lucro líquido?

O lucro líquido é a diferença entre o seu lucro bruto e o seu lucro líquido. É a diferença entre suas vendas e despesas. O lucro bruto considera apenas custos variáveis ligados à produção, como matéria-prima, que aumenta quanto mais é produzido.

Já o lucro líquido considera todos os custos da empresa, sejam eles variáveis ou fixos, que incluem despesas, impostos e salários.Poderá calcular o lucro líquido do seu negócio e os seus custos. Você também pode usar esse valor para comparar a lucratividade do seu negócio e os custos de sua operação.

Termos relacionados

Média Móvel

Uma média móvel é uma técnica estatística que analisa dados e cria uma série de médias ao longo de um período de tempo. Também é

Ler mais

Investidor Qualificado

Um investidor qualificado é uma pessoa que atende aos requisitos da Securities and Exchange Commission para investir em ofertas privadas. Uma empresa de private equity

Ler mais

Goodwill

Se você já olhou para um balanço patrimonial, provavelmente notou a quantidade de goodwill que ele contém. Dizemos que um comprador tem goodwill caso compre

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter