💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Liquidez Corrente

O indicador de liquidez corrente é o mais importante de considerar no momento de desenvolver uma estratégia para a sua empresa se inserir ou conquistar mais espaço no mercado. Além disso, a liquidez corrente ajuda a medir a saúde financeira das companhias.

O índice de caixa é o método mais conservador de medir a liquidez de um negócio. É particularmente útil para obrigações de curto prazo, como pagar funcionários.

Por outro lado, não é tão apropriado para negócios com ativos mais líquidos, como contas incobráveis ​​e estoques. No entanto, este rácio é uma ferramenta eficaz para analisar a liquidez e gestão de risco de um negócio.

O que significa ter um índice de liquidez corrente?

Ter um índice de liquidez corrente saudável significa que uma empresa tem caixa suficiente para atender às demandas de curto prazo e caixa para investir ou expandir. Uma proporção adequada está entre 1,5 e dois, e depende do setor de uma empresa.

Um índice de liquidez corrente abaixo de um indica que uma empresa está tendo problemas para administrar seu caixa e pode enfrentar uma crise de liquidez. Quando o índice de ativos circulantes é maior que o passivo circulante, uma empresa geralmente é considerada segura.

Cálculo da liquidez

A liquidez atual mede a capacidade de uma empresa de pagar dívidas nos próximos 12 meses. Para calcular o índice atual, divida o caixa total pelo total de empréstimos de curto prazo.

A faixa aceitável varia de acordo com o setor, mas uma empresa saudável normalmente mantém uma proporção atual de 1,5 a três. Um índice de liquidez corrente mais baixo indica que a empresa está mais propensa a enfrentar problemas de liquidez.

O índice atual refere-se à capacidade de uma empresa de levantar dinheiro rapidamente quando necessário e converter ativos em dinheiro rapidamente. Também se refere à capacidade de endividamento da empresa.

Diferença entre o ativo circulante e o passivo

A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante é chamada de capital de giro comercial. Outra medida de liquidez é o giro das ações. O giro de ações é a quantidade de ações negociadas em ações de uma empresa.

Uma empresa com alta rotatividade de ações tem um estoque de alta liquidez. Este é um indicador útil para determinar a liquidez de uma empresa. Mas é importante notar que a relação entre o ativo circulante e o passivo circulante não é igual ao índice de liquidez imediata.

O ativo circulante inclui caixa e estoque e o passivo circulante inclui dívidas vencidas nos próximos doze meses. O passivo circulante são dívidas de curto prazo, e o pagamento dessas dívidas deve ser feito no prazo de um ano.

Quando o índice é baixo, o negócio corre o risco de inadimplência. Um índice de liquidez corrente elevado indica que o negócio tem um uso ineficiente de seus ativos.

Termos relacionados

Mercado Futuro

O mercado futuro é uma excelente ferramenta para uma carteira de investimentos diversificada. É também uma ótima maneira de se proteger contra a inflação e

Ler mais

NASDAQ

A bolsa de valores NASDAQ é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros que opera três bolsas de valores nos Estados Unidos: a homônima Nasdaq

Ler mais

Lucros Retidos

Lucros retidos são os lucros líquidos que uma corporação detém em um determinado momento. Em essência, lucros retidos são os lucros acumulados que a empresa

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter