💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Liquidação financeira

Liquidação financeira é uma decisão importante em um divórcio. É difícil de fazer. Um advogado de divórcio pode ajudar os casais a tomar a decisão certa para sua situação. Muitas vezes, os próprios casais decidem um acordo, com a ajuda de um advogado.

Alternativamente, os acordos financeiros podem ser acordados por meio de mediação e depois formalizados em uma ordem judicial. Isso pode economizar dinheiro para ambas as partes e garantir a legalidade da decisão final.

Existe uma fórmula específica para a liquidação financeira?

Embora não exista uma fórmula específica para a liquidação financeira para o divórcio, determinados critérios são considerados pelo tribunal na determinação do valor adequado dos bens e dívidas a serem divididos. Esses critérios variam de acordo com a jurisprudência.

Geralmente, um juiz irá equilibrar esses fatores para determinar quanto as partes podem se dar ao luxo de dividir. Por exemplo, a abordagem de necessidades prioriza as necessidades do cônjuge economicamente mais fraco. Os ativos excedentes, por outro lado, podem ser divididos com base na contribuição.

Tipos de liquidação

Existem dois tipos de liquidação. Existem físicos e virtuais. A primeira é a opção mais segura devido ao seu baixo custo e é o processo pelo qual se dá a transferência de propriedade do ativo entre o comprador e o vendedor. Em ambos os casos, há risco de roubo ou erros administrativos, mas o primeiro tem um risco menor do que o segundo.

O primeiro é o tipo mais comum de liquidação financeira, enquanto o último é um híbrido dos dois, além disso, realizar uma liquidação virtual é uma excelente maneira de aumentar as vendas em janeiro.

Desvantagem da liquidação

As vantagens e desvantagens dos assentamentos físicos e virtuais são semelhantes. A principal desvantagem da liquidação física/papel é que ela envolve riscos mais altos. Embora os instrumentos eletrônicos apresentam riscos menores, os instrumentos de papel são mais vulneráveis ​​a erros administrativos, roubo e falsificação.

Vantagem da liquidação

As vantagens de ambos os tipos de assentamentos são importantes. É importante escolher o método certo para a sua situação. Se você não tiver certeza, um profissional jurídico o ajudará a entender os termos e condições do acordo de liquidação.

Uma outra vantagem é que quando as partes não chegam a um acordo sobre os termos de seu acordo financeiro, pode ser usado um requerimento judicial. Um pedido judicial é útil se uma das partes não estiver disposta a divulgar ativos ou se uma das partes desejar um resultado irreal.

O juiz então tomará uma decisão final sobre o acordo financeiro, que pode ser uma alternativa ao divórcio. Uma vez que uma liquidação financeira é aprovada, o banco destinatário é reembolsado.

Termos relacionados

Direitos de subscrição

Os direitos de subscrição são um tipo comum de cláusula em contratos de fusão, opção e garantia. Esses direitos permitem que os investidores comprem uma

Ler mais

Home Broker

Um home broker é uma plataforma onde você pode investir em ações. As funções básicas de um broker inicial diferem de uma plataforma para a

Ler mais

Acionista Minoritário

O acionista minoritário não tem participação majoritária em uma empresa. Como acionista minoritário, você tem certos direitos e pode entrar com uma ação judicial para

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter