💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Juros

Juros são as remunerações pagos sobre o dinheiro emprestado. É calculado como uma porcentagem do valor do empréstimo. Pode ser calculado em juros compostos ou simples.

Conceito do juros

As taxas de juros podem parecer confusas, mas é importante entender o conceito por trás delas. Simplificando, os juros são o custo do empréstimo de dinheiro, e taxas mais altas significam que você terá que pagar mais do que originalmente emprestou.

Normalmente, consideramos o dinheiro extra como algo ruim, por isso sempre queremos optar por empréstimos com juros baixos. Da mesma forma, todos nós já ouvimos falar da taxa de juros promocional de 0%, o que significa que você não precisará pagar juros!

O que o juros determina?

As taxas de juros determinarão quanto dinheiro extra você acaba pagando em sua dívida e quanto tempo leva para pagar suas economias. Saber quais são as taxas de juros ajudará você a planejar suas finanças de acordo.

Ele determinará o tamanho da fatura do seu cartão de crédito, o tempo que leva para pagar seu empréstimo e quanto combustível você tem em sua conta poupança. Para entender os juros, aprenda sobre suas economias.

Exemplo de juros

Quando você pega dinheiro emprestado, está pagando juros. Normalmente, esse valor é expresso como uma porcentagem do principal. Um empréstimo de $ 100 com uma taxa de juros de 8% exigirá que você pague $ 108 até o final do ano.

Isso faz com que o valor total do empréstimo seja muito superior a US $ 100. Na maioria dos casos, é mais importante encontrar a menor taxa de juros, pois isso afetará o quanto você paga de juros. No entanto, você deve estar ciente de que os credores geralmente buscam altas taxas de juros porque podem obter um lucro maior.

Modalidades dos juros

Tipos de modalidades dos juros:

Juros simples

Os juros simples se aplicam apenas ao saldo do empréstimo.

Juros compostos

Juros compostos se aplicam aos juros em si.

Juros acumulados

O tipo de juros acumulados determinará quanto você acabará pagando.

Juros mora ou juros moratórios

É uma modalidade de juros que visa ressarcir o credor diante de uma atraso no pagamento de uma dívida.

Juros nominais

É a taxa que necessariamente deve ser designada nos contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao intervalo de um ano.

Juros real

A taxa de juros real é o retorno real que um investimento recebe após a inflação. Esta taxa é muitas vezes referida como a taxa de juros real.

Juros sobre capital próprio

As empresas costumam usar juros sobre capital próprio (JCP) para remunerar os acionistas. Assim como os dividendos e juros sobre capital próprio, essa forma de distribuição de lucros é muito comum em companhias abertas

Termos relacionados

OPEX

Despesa operacional é o custo de manter o negócio funcionando. Esta é uma categoria separada de produção, custo e preço. É o dinheiro gasto para

Ler mais

Valuation

O Valuation é um processo crucial para o setor financeiro e a tomada de decisões econômicas. É uma ferramenta crítica para os investidores, pois os

Ler mais

Selic

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi instituído pelo Banco Central em 1979. Seu principal objetivo era aumentar a segurança e a transparência na

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter