O termo interesse real refere-se à taxa de juros após a inflação ser levada em conta. A equação de Fisher afirma que a taxa de juros real é igual à taxa de juros nominal anual menos a porcentagem de inflação. Taxas reais mais altas significam menor risco de instabilidade financeira.
A taxa de juros real é o retorno real que um investimento recebe após a inflação. Esta taxa é muitas vezes referida como a taxa de juros real. Ao dividir a taxa de juros nominal pela taxa de inflação atual, você pode determinar a taxa de juros real.
É uma ótima maneira de comparar o desempenho de diferentes tipos de ativos. Por exemplo, se você tem uma hipoteca e está pagando um empréstimo em dez anos, a taxa de juros real será muito menor do que a nominal.
Como funciona a inflação?
A inflação acontece devido ao aumento generalizado dos preços de produtos e serviços. A inflação é um fator importante nas taxas de juros de todos os países. Portanto, é importante entender como a inflação afeta esses juros. Ao compreender o efeito da inflação sobre os juros reais, podemos tomar decisões informadas sobre a taxa de juros que mais nos beneficiará.
Como a inflação afeta o juros real?
A inflação é um fator que afeta a taxa de juros. A inflação não permanece estável e, portanto, a taxa de juros real possível deve ser baseada na inflação projetada. Se a taxa de juros for superior à taxa de inflação, o valor que pode ser emprestado deve ser reduzido.
A inflação é um problema para os bancos, mas existem diversas maneiras de gerenciá-la. A inflação é uma importante fonte de taxas de juros. Seus efeitos são muitas vezes difíceis de prever.
A inflação é um grande fator nas taxas de juros e os credores estão tentando manter suas taxas tão altas quanto possível. Ao usar essa medida, eles são capazes de ganhar mais dinheiro com os mesmos investimentos.
O que é a taxa de juros nominais e verdadeiras?
Juros nominais
Nominais é o nome dado ao percentual de rentabilidade recebida por um investimento ou de juros pagos em uma dívida por um determinado período. É esta a taxa que aparece quando vamos realizar investimentos, empréstimos ou financiamentos.

Juros verdadeiras
É o que efetivamente mostra quanto rende um investimento. Isso porque ela desconta do rendimento o impacto que a inflação causa no período em que os recursos estiveram investidos.
Uma taxa de juros real é a taxa de juros após a inflação ser levada em consideração. Este valor é muitas vezes referido como a taxa de juros real. Embora seja importante entender a diferença entre taxas de juros nominais e verdadeiras, também é importante entender como esses dois termos podem afetar sua carteira de investimentos.
É a porcentagem de retorno que você realmente obtém de um investimento fixo depois de considerar a inflação. Este rácio é um indicador da qualidade da taxa de juro.Em uma taxa de juros real, você pagaria menos do que o nominal.
A inflação é um grande problema para muitos países. Mas, existem maneiras de neutralizar isso, reduzindo as taxas de juros nominais e reais. Essa é a melhor forma de garantir o crescimento econômico de qualquer país.