💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

JCP

As empresas costumam usar juros sobre capital próprio (JCP) para remunerar os acionistas.

Assim como os dividendos e juros sobre capital próprio, essa forma de distribuição de lucros é muito comum em companhias abertas.

O JCP é, na prática, uma via de mão dupla. Os investidores saem satisfeitos por receber uma remuneração extra dependendo do desempenho de seus investimentos, enquanto as empresas os usam para reduzir impostos, uma vez que são obtidos antes do lucro líquido.

Cálculo de JCP

Você pode calcular os juros sobre capital próprio para uma empresa específica usando determinadas demonstrações contábeis.

Parte do patrimônio líquido (PL) é a soma de todos os recursos disponíveis aos sócios ativos. Inclui reserva de lucros, capital social, reservas de capital, perdas de capital e ações em tesouraria. O JCP é calculado com base nesse valor.

Uma vez determinado o valor do PL de uma empresa, é preciso multiplicá-lo pela taxa de juros de longo prazo TJLP (índice divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil). Isto é quanto dinheiro pode ser distribuído.

O JCP não pode ser todo o lucro da empresa. O patrimônio líquido total é subtraído da reserva especial de correção monetária, ajustes de avaliação patrimonial e reservas de reavaliação.

O valor final da multiplicação da TJPL pelo PL não pode ultrapassar 50% do lucro do exercício ou 50% dos lucros acumulados.

A Estrutura Contábil Fiscal (ECF), os balanços e os livros-razão são usados ​​para calcular o lucro do último ano de atividade de uma empresa. Isso também influencia o valor do JCP de acordo com a legislação tributária.

Vantagens do JCP

Juros sobre Capital Próprio é uma relação ganha-ganha entre investidores e empresas.

Para as empresas, os benefícios são mais do que evidentes. Além de deixar os acionistas satisfeitos e incentivar a compra de mais ações, elas também podem pagar juros sobre o capital próprio aos seus investidores.

Quanto maior o valor de JCP que uma empresa recebe, menor o imposto que ela terá que pagar. Isso porque o Imposto de Renda será cobrado sobre um valor menor.

Os investidores são atraídos por empresas que compartilham seus lucros com os acionistas muitas vezes por causa desses benefícios.

 

Termos relacionados

Passivo

Um passivo é uma obrigação que uma empresa deve a outra parte. Pode ser um empréstimo bancário, um IOU ou uma conta mensal de telefone

Ler mais

Capital Social

O capital social é a quantidade de dinheiro que uma empresa pode levantar de seus acionistas. O capital social pode ser integralizado ou subscrito em

Ler mais

Ação Cheia

Uma ação cheia é um ataque em que o atacante consome todos os seus esforços durante toda a rodada. Uma ação cheia não pode ser

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter