💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

IPC

IPC significa Índice de Preços ao Consumidor. Bens de consumo são bens que os consumidores usam.

O IPC é uma ferramenta que pode monitorar preços e analisar o comportamento do consumidor para determinar oferta e demanda no mercado.

Investidores, bem como o público em geral, devem acompanhar as taxas de inflação

O que é IPC?

O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) criou o IPC. Este índice acompanha as mudanças de preços para produtos específicos. Também serve como índice de inflação.

É um indicador da economia brasileira, pois permite a análise da inflação. É o preço final do produto.

O IPC mede oito grupos de produtos. Estes incluem comunicação e educação, alimentação, habitação, leitura e transporte e vestuário.

Todas as famílias com renda entre 1 e 3 são pesadas e o PC calculado.

Tipos de IPC

Existem cinco tipos ou Índices de Preços ao Consumidor. Eles podem ser medidos de diferentes maneiras.

  • IPC–DI significa Disponibilidade Interna do Índice de Preços ao Consumidor. Utiliza a média do primeiro cálculo de preço entre o último dia do mês de referência e o último dia do mês calendário atual.
  • IPC-10: este índice analisa os preços entre os dias 11 e 10 de cada mês.
  • IPC-M: significa Preço ao Consumidor – Mercado. Mostra o índice de preços calculado entre os dias 1 e 20 dos meses relevantes.
  • IPC-3i: este indicador mede a variação de preços de bens que são consumidos principalmente por idosos (maiores de 60 anos).
  • O IPC-S: é um índice cuja média é calculada toda semana.
  • IPC-C: relacionado ao Lucro Garantido e Estimativas Finais.

Índices de inflação

Além do IPC, existem muitos outros índices que medem as mudanças de preços. Cada índice pode ser usado para representar um setor ou parte específica.

Destacam-se o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP–M (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

É importante lembrar que o IPCA é o índice de inflação mais utilizado. No entanto, o IPC leva em consideração apenas a população de uma região específica. O IPCA inclui um número maior de pessoas que o IPCA, mas é mais inclusivo.

Os investidores devem estar atentos aos índices de preços. Os investidores poderão então verificar se o aplicativo pode aumentar o rendimento da inflação.

Um ganho pode ser definido como um retorno maior que a inflação. Um investidor que recebe um retorno nominal experimentará uma diminuição em seu poder de compra.

Você pode garantir retornos reais sobre seu investimento selecionando opções vinculadas a um indicador de lucratividade. Ele pagará o IPCA mais uma taxa de juros fixa.

Um investidor pode escolher um fundo de renda fixa. É como se o investidor tivesse a opção de não pagar nenhum imposto.

O gestor do fundo deve pagar imposto sobre os ativos. As cotas permitem que os investidores planejem seu Imposto de Renda.

Termos relacionados

Giro de caixa

Em geral, o giro de caixa é o valor líquido de dinheiro que entra e sai de um negócio. Para que uma empresa permaneça lucrativa,

Ler mais

FOMC

O Federal Open Market Committee (FOMC) é um conselho do Federal Reserve System. Os membros do comitê são nomeados pelo Conselho de Governadores e representam

Ler mais

ANBIMA

ANBIMA é uma associação de investidores institucionais que representam instituições do mercado de capitais e financeiro. Seus membros incluem mais de 340 bancos comerciais, organizações

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter