💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Índice de Força Relativa (IFR)

A força relativa é um indicador de análise técnica, que pode ajudar os investidores a determinar quando uma ação sairá melhor ou pior ao longo de um período de tempo. Baseia-se no ganho e perda médios de um determinado tipo de título em 14 períodos.

O RSI Relativo é um indicador técnico que mede a força e a fraqueza do mercado. Ele mede como o mercado tem se sentido nos últimos seis meses.

A força do mercado determinará a força do RSI. Ao contrário do MACD, o RSI é usado para identificar condições de sobrecompra e sobrevenda em um mercado.

Quanto mais estável o mercado, maior o RSI. Quando o índice está abaixo de trinta, os vendedores estão dominando. Uma quebra abaixo de 30 pode sinalizar uma reversão do mercado.

Cálculo do RSI

O RSI é calculado observando os movimentos de preços durante um período específico de tempo, geralmente alguns dias.

O RSI é calculado com um processo de duas etapas.

Primeiro, um período específico é escolhido para análise. O prazo mais comum é de 14 dias, com níveis alto e baixo de 70 e 30, respectivamente.

Idealmente, o RSI de uma ação terá um valor alto acima de 70 e quando está em 70 indica que há muitos compradores no mercado. É importante notar que o sinal só aparece quando o RSI cruza de cima para baixo. Então, você deve abrir uma posição de venda ou venda.

Segundo, você divide os ganhos e perdas médias pelo período. A razão entre os dois valores é a força relativa. Depois de descobrir o período, você pode começar a usar o RSI para análise técnica.

Papel do IFR

O IFR, Índice de Força Relativa é usado para analisar os pontos fortes e fracos das ações, o índice é um poderoso indicador de momento, mas deve ser usado com cautela. Ele mede o tamanho dos ganhos e perdas e a taxa de variação do preço.

Em outras palavras, quanto maior o momento, maior o RSI. Você deve entender que o índice não é uma garantia de movimento futuro de preços, então é melhor usá-lo com responsabilidade.

Apenas lembre-se, ninguém pode garantir o seu sucesso. O índice é baseado em probabilidade, não em regras rígidas e rápidas. Não há prova absoluta de que o RSI Relativo será um indicador de sucesso, mas é um bom ponto de partida.

Termos relacionados

Ticker

Um ticker de ações é uma maneira simples, rápida e fácil de acompanhar o valor de uma ação. O ticker é uma representação digital do

Ler mais

Passivo

Um passivo é uma obrigação que uma empresa deve a outra parte. Pode ser um empréstimo bancário, um IOU ou uma conta mensal de telefone

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter