A Bovespa desenvolveu o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada para avaliar o desempenho de uma carteira com ações de empresas com diferentes níveis de Governança Corporativa. As ações devem ser detidas em empresas listadas no Novo Mercado ou classificadas nos Níveis 1 ou 2 da
Bovespa para serem incluídas no Índice. Títulos com valor mínimo de mercado de $ 1.000 estão incluídos na carteira do IGC. Essa ponderação agrega governança e leva em consideração as ações que podem ser negociadas e aquelas que não estão sujeitas a negociação.
Esse fator será igual a 2 para Títulos do Novo Mercado e 1,5 para Cargos de Nível 2. Não pode exceder 20% se todas as ações estiverem incluídas no IGC ou em reavaliações periódicas. Estes ocorrem no final de abril, agosto ou setembro.
Entendendo os critérios do IGC
O IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, define as empresas do Novo Mercado Nível 1 e 2.
Novo Mercado
As empresas que adotam medidas de governança corporativa que não estão previstas em lei a seu critério são chamadas de Novo Mercado.
Todo o capital é composto por ações ordinárias, que conferem direito de voto aos investidores. O acionista controlador também pode vender ações exatamente pelo mesmo preço que os acionistas. As empresas também contam com um Comitê de Auditoria Interna, Compliance e Auditoria.
Nivel 1
As empresas de nível 1, por outro lado, têm um mínimo de 25% de free float. Refere-se à contagem de ações que está livre para circular na bolsa de valores. Também está disponível um calendário que inclui eventos internos.
Devem também fornecer o ITR e o IAN (Informações Trimestrais) que incluem as demonstrações financeiras, quantidades e caráter dos títulos emitidos às empresas, bem como a evolução e evolução dessas posições.
Nível 2
As empresas do Nível 2 podem ter ações preferenciais ordinárias e também atender aos requisitos do Nível 1.
Também divulgam informações financeiras de acordo com o padrão contábil internacional IFRS e adotam um conselho de no mínimo cinco membros e mandato unificado de até dois anos.
A B3 também proíbe a entrada no Índice. Ele impõe alguns critérios: ativos ou BDRs de empresas sujeitas a recuperação judicial ou extrajudicial e empresas envolvidas em administração temporária especial.
Importância do IGC
As empresas que vendem ativos na bolsa de valores e outras organizações devem demonstrar governança corporativa.
A Governança Corporativa é um sistema que permite a gestão profissional das empresas. Este sistema centra-se na manutenção e desenvolvimento de uma empresa. A governança corporativa refere-se ao conselho de administração, sócios e conselho de administração.
A Governança Corporativa é simplesmente uma forma de uma empresa priorizar o que é importante. Essa é uma forma de os parceiros alinharem seus objetivos com o sucesso da empresa.
É fundamental que os acionistas minoritários sejam incluídos na governança e gestão das empresas de capital aberto. Isso protege seus interesses em princípio.
Este tipo de gestão considera os princípios fundamentais e a administração da Economia e da Administração na tomada de decisões. Isso facilita a obtenção de recursos, pois eles podem ser melhor gerenciados.
Pilares de Governança Corporativa
Há quatro pilares para a Governança Corporativa:
Transparência
A transparência refere-se às ferramentas que a empresa usará internamente para processar seus dados.
Responsabilidade corporativa
A responsabilidade corporativa, por outro lado, tem um componente social mais forte.
Público e os investidores
O público e os investidores devem entender a organização e os movimentos do negócio.
Equidade
Equidade refere-se à gestão de pessoas. Todos os funcionários devem ser tratados igualmente.
Accountability
Accountability refere-se ao fato de que todas as pessoas são responsáveis por suas ações.
Governança Corporativa
Governança Corporativa é construir uma organização mais forte Ela também deve ser confiável e duradoura