💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

IGC

A Bovespa desenvolveu o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada para avaliar o desempenho de uma carteira com ações de empresas com diferentes níveis de Governança Corporativa. As ações devem ser detidas em empresas listadas no Novo Mercado ou classificadas nos Níveis 1 ou 2 da

Bovespa para serem incluídas no Índice. Títulos com valor mínimo de mercado de $ 1.000 estão incluídos na carteira do IGC. Essa ponderação agrega governança e leva em consideração as ações que podem ser negociadas e aquelas que não estão sujeitas a negociação.

Esse fator será igual a 2 para Títulos do Novo Mercado e 1,5 para Cargos de Nível 2. Não pode exceder 20% se todas as ações estiverem incluídas no IGC ou em reavaliações periódicas. Estes ocorrem no final de abril, agosto ou setembro.

Entendendo os critérios do IGC

O IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, define as empresas do Novo Mercado Nível 1 e 2.

Novo Mercado

As empresas que adotam medidas de governança corporativa que não estão previstas em lei a seu critério são chamadas de Novo Mercado.

Todo o capital é composto por ações ordinárias, que conferem direito de voto aos investidores. O acionista controlador também pode vender ações exatamente pelo mesmo preço que os acionistas. As empresas também contam com um Comitê de Auditoria Interna, Compliance e Auditoria.

Nivel 1

As empresas de nível 1, por outro lado, têm um mínimo de 25% de free float. Refere-se à contagem de ações que está livre para circular na bolsa de valores. Também está disponível um calendário que inclui eventos internos.

Devem também fornecer o ITR e o IAN (Informações Trimestrais) que incluem as demonstrações financeiras, quantidades e caráter dos títulos emitidos às empresas, bem como a evolução e evolução dessas posições.

Nível 2

As empresas do Nível 2 podem ter ações preferenciais ordinárias e também atender aos requisitos do Nível 1.

Também divulgam informações financeiras de acordo com o padrão contábil internacional IFRS e adotam um conselho de no mínimo cinco membros e mandato unificado de até dois anos.

A B3 também proíbe a entrada no Índice. Ele impõe alguns critérios: ativos ou BDRs de empresas sujeitas a recuperação judicial ou extrajudicial e empresas envolvidas em administração temporária especial.

Importância do IGC

As empresas que vendem ativos na bolsa de valores e outras organizações devem demonstrar governança corporativa.

A Governança Corporativa é um sistema que permite a gestão profissional das empresas. Este sistema centra-se na manutenção e desenvolvimento de uma empresa. A governança corporativa refere-se ao conselho de administração, sócios e conselho de administração.

A Governança Corporativa é simplesmente uma forma de uma empresa priorizar o que é importante. Essa é uma forma de os parceiros alinharem seus objetivos com o sucesso da empresa.

É fundamental que os acionistas minoritários sejam incluídos na governança e gestão das empresas de capital aberto. Isso protege seus interesses em princípio.

Este tipo de gestão considera os princípios fundamentais e a administração da Economia e da Administração na tomada de decisões. Isso facilita a obtenção de recursos, pois eles podem ser melhor gerenciados.

Pilares de Governança Corporativa

Há quatro pilares para a Governança Corporativa:

Transparência

A transparência refere-se às ferramentas que a empresa usará internamente para processar seus dados.

Responsabilidade corporativa

A responsabilidade corporativa, por outro lado, tem um componente social mais forte.

Público e os investidores

O público e os investidores devem entender a organização e os movimentos do negócio.

Equidade

Equidade refere-se à gestão de pessoas. Todos os funcionários devem ser tratados igualmente.

Accountability

Accountability refere-se ao fato de que todas as pessoas são responsáveis ​​por suas ações.

Governança Corporativa

Governança Corporativa é construir uma organização mais forte Ela também deve ser confiável e duradoura

 

Termos relacionados

BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma instituição financeira global com sede em Washington, DC. É uma organização sem fins lucrativos, mas também é

Ler mais

VGBL

A sigla VGBL identifica o Vida Gerador de Benefício Livre. O VGBL não pode ser considerado um plano de previdência complementar. Ele faz parte do

Ler mais

Fluxo de Caixa

Existem três tipos diferentes de fluxos de caixa: operacionais e financeiros. Este artigo explicará cada um, bem como como calculá-los. Para garantir que você saiba

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter