💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

IBrX

O Índice Brasil 100 (IBrX100), é um indicador do desempenho dos 100 ativos mais negociados na bolsa brasileira. O índice é baseado em uma carteira hipotética de ativos que é reformulada a cada quatro meses.

O índice é composto apenas por ações e unidades. Não inclui ativos ou BDRs de empresas em cobrança judicial ou extrajudicial. Estão também isentas as empresas sujeitas a regime especial de administração ou intervenção temporária.

O ativo deve estar entre as 100 primeiras posições do Índice de Negociabilidade durante o período de validade das 3 carteiras para ser incluído no IBrX100. Os ativos também devem estar presentes em negociação por 95% durante o mesmo período.

Sobre os ativos IBrX

Estão isentos os ativos considerados “penny stocks”, ou seja, ativos cotados abaixo de R$ 1.

Os ativos que fazem parte de uma oferta pública são elegíveis, desde que o processo tenha sido concluído antes do rebalanceamento imediatamente anterior. Além disso, o ativo deve estar presente em pelo menos 95% no início da negociação.

O IBX também é conhecido como percentual de ações. É baseado no número de ações do mercado de ações.

O índice é composto por um número definido de ativos (100 a 50 dependendo do caso), classificados de acordo com a liquidez.

É importante notar que as ações devem ter a maior posição de negociabilidade nos últimos doze meses.

Essas ações também devem ter sido negociadas em no máximo 95% dos pregões nos 12 meses anteriores ao cálculo.

As empresas que estão em regime de recuperação judicial, em situações especiais, ou em falência não podem entrar.

Controle de ativos

A ponderação desta carteira é determinada pelo valor de free float, que é o valor de mercado dos ativos atualmente em circulação. Esses ativos não são controlados no momento.

Isso mostra que o índice está constantemente mudando seus ativos para refletir ações que atendem a esses critérios.

Muitos investidores preferem acompanhar passivamente um índice de referência. Os ETFs são uma opção para esses investidores.

Muitas pessoas se perguntam se o IBrX pode ser investido por meio desse ativo.
Existe um ETF IBrX que pode ser negociado na bolsa com o código BRAX11. Esse ativo permite ao investidor acompanhar o índice IBrX 100.

Os investidores poderão se concentrar mais em seu trabalho e em outras atividades, tomando menos decisões.

No entanto, os ETFs não garantem um retorno médio. Isso pode ser alavancado pela seleção de ações.

Termos relacionados

Agências de risco

As agências de risco são um componente crítico do mercado de crédito. Seu trabalho é fornecer às empresas uma avaliação justa e precisa de seu

Ler mais

ADR

Um American Depositary Receipt (ADR) é emitido por uma empresa em nome do acionista ou investidor. Seus termos e condições são regidos pelo contrato de

Ler mais

Agente de custódia

Um agente de custódia é um terceiro que garante fundos e ativos até uma data específica,e esses agentes são normalmente bancos ou notários.Em outras palavras

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter