O Índice Brasil 100 (IBrX100), é um indicador do desempenho dos 100 ativos mais negociados na bolsa brasileira. O índice é baseado em uma carteira hipotética de ativos que é reformulada a cada quatro meses.
O índice é composto apenas por ações e unidades. Não inclui ativos ou BDRs de empresas em cobrança judicial ou extrajudicial. Estão também isentas as empresas sujeitas a regime especial de administração ou intervenção temporária.
O ativo deve estar entre as 100 primeiras posições do Índice de Negociabilidade durante o período de validade das 3 carteiras para ser incluído no IBrX100. Os ativos também devem estar presentes em negociação por 95% durante o mesmo período.
Sobre os ativos IBrX
Estão isentos os ativos considerados “penny stocks”, ou seja, ativos cotados abaixo de R$ 1.
Os ativos que fazem parte de uma oferta pública são elegíveis, desde que o processo tenha sido concluído antes do rebalanceamento imediatamente anterior. Além disso, o ativo deve estar presente em pelo menos 95% no início da negociação.
O IBX também é conhecido como percentual de ações. É baseado no número de ações do mercado de ações.
O índice é composto por um número definido de ativos (100 a 50 dependendo do caso), classificados de acordo com a liquidez.
É importante notar que as ações devem ter a maior posição de negociabilidade nos últimos doze meses.

Essas ações também devem ter sido negociadas em no máximo 95% dos pregões nos 12 meses anteriores ao cálculo.
As empresas que estão em regime de recuperação judicial, em situações especiais, ou em falência não podem entrar.
Controle de ativos
A ponderação desta carteira é determinada pelo valor de free float, que é o valor de mercado dos ativos atualmente em circulação. Esses ativos não são controlados no momento.
Isso mostra que o índice está constantemente mudando seus ativos para refletir ações que atendem a esses critérios.
Muitos investidores preferem acompanhar passivamente um índice de referência. Os ETFs são uma opção para esses investidores.
Muitas pessoas se perguntam se o IBrX pode ser investido por meio desse ativo.
Existe um ETF IBrX que pode ser negociado na bolsa com o código BRAX11. Esse ativo permite ao investidor acompanhar o índice IBrX 100.
Os investidores poderão se concentrar mais em seu trabalho e em outras atividades, tomando menos decisões.
No entanto, os ETFs não garantem um retorno médio. Isso pode ser alavancado pela seleção de ações.