💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

IBOVESPA

ibovespa

Já escutou por aí que o Ibovespa subiu? Ou então que caiu? Você está começando a operar na bolsa de valores e tem expectativas que seu dinheiro renda e assim tenha um futuro mais tranquilo? Então é muito importante que você entenda o que é o Ibovespa e como ele pode influenciar nos resultados dos seus investimentos.

Conhecer o mundo das finanças é muito importante para obter bons resultados e assim conseguir bater as suas metas e realizar os seus sonhos. Continue lendo este texto para entender o que é Ibovespa e descobrir como o índice é calculado e qual sua influência no mercado financeiro do Brasil.

O que é o Ibovespa?

Os traders estão sempre falando sobre o Ibovespa. É um conceito específico do mundo das finanças, mas não é difícil de entender. O IBOV, termo popular para Ibovespa, é uma régua que mede a saúde do mercado de ações do Brasil.

É um sistema de pontos que leva em consideração o desempenho médio de uma carteira de ações que são as mais negociadas na bolsa de valores brasileira. E, portanto, são as mais representativas. 

Em 1968 o Ibovespa foi criado como um índice de retorno total. Isso quer dizer que para ser calculado leva-se em consideração o pagamento de todos os tipos de proventos das empresas das ações.

Como a carteira é formada?

A cada quatro meses a carteira de ações que compõem o IBOV é reanalisada. Para que uma ação faça parte do índice, alguns critérios são indispensáveis e devem ser atendidos:

  • Estar entre os ativos elegíveis que em um período de 12 meses componham 85% do índice de negociabilidade;
  • Não ser classificada como Penny Stock, uma ação que tenha cotação abaixo de R$ 1;
  • Sua participação deve ter um volume financeiro de 0,1% no mercado à vista;
  • A presença no pregão deve ser de 95% nos últimos doze meses.

O quanto cada ação vai influenciar no índice IBOV pode variar segundo o volume de ativos que uma empresa apresenta. Ou seja, se o índice subir, isso não quer dizer necessariamente que todas as ações que compõem o índice tiveram alta. Cada ação pode ter um peso diferente, por isso o índice pode subir, mesmo que algumas ações associadas a ele tenham queda.

A Petrobras, por exemplo, tem um volume muito alto de negociação na bolsa. Muitas ações são vendidas e compradas. E, de acordo com o seu desempenho, o índice Ibovespa pode cair ou subir. Porém, para compor a carteira do IBOV, a empresa não pode ter participação maior que 20% na composição do índice.

Ações que compõem o Ibovespa

Atualmente são mais de 90 ações de diferentes empresas que influenciam a formação do índice. Veja algumas:

  • Alpargatas;
  • Ambev;
  • Americanas;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Embraer;
  • Gerdau;
  • Petrobras e muitas outras.

O índice é um ótimo parâmetro do mercado e deve ser observado pelos investidores, já que o comportamento das principais ações ajuda a prever os cenários econômicos. E assim apostar com mais certeza quais são as ações que podem subir ou cair.

Para acertar na hora de fazer os seus investimentos, você deve acompanhar a cotação todos os dias. Além de ser um termômetro da saúde econômica do país, o Ibovespa ajuda a mapear como está a saúde financeira das empresas. E assim fazer o melhor investimento com o seu dinheiro.

Site oficial do Ibovespa

Para cuidar bem do seu dinheiro, você deve sempre procurar por informações confiáveis. E, portanto, para consultar o índice Ibovespa e decidir onde investir o seu dinheiro, o ideal é acessar o site oficial do IBOV e assim ter informações verdadeiras.

Para acessar o site oficial clique aqui e cuide bem do seu dinheiro.

IBOVESPA hoje

— não preencher este parágrafo

Termos relacionados

ABRASCA

ABRASCA significa Associação Brasileira de Companhias Abertas A ABRASCA é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 21 de dezembro de 1971. Ela tem

Ler mais

FED

FED significa Federal Reserve Bank. Ele é o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos. Seu objetivo é estabilizar o valor da moeda local. A

Ler mais

Endosso

Endosso significa assinar um documento, seja na frente ou no verso, para fins de negociação ou transferência de direitos para outra parte. As partes que

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter