💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Governança Corporativa

Existem várias abordagens para definir e descrever a governança corporativa e uma ampla gama de abordagens para a prática da governança corporativa.

Muitas vezes, os escritores escolhem interesses disciplinares ou definições restritas para destacar suas próprias áreas de especialização.

Componentes da governança corporativa

O conselho é o principal órgão para funções de relatórios financeiros internos e externos. O diretor financeiro (CFO) também é um participante importante nesse processo.

Por fim, o conselho é responsável por garantir a integridade dos sistemas de relatórios contábeis e financeiros da empresa.

Os conselhos geralmente dependem de auditores internos e contadores para orientação. No entanto, isso não significa que todos os comitês do conselho devam ser criados igualmente.

Em vez disso, eles devem ser estabelecidos de tal forma que seus mandatos e procedimentos de trabalho sejam claramente definidos.

Os acionistas são os principais stakeholders da empresa e elegem o conselho de administração.

Essa diretoria é responsável pela contratação de executivos e pela gestão das operações do dia a dia. Os acionistas geralmente têm uma palavra direta na operação da corporação, e a governança corporativa visa atender às necessidades de todos esses stakeholders.

Como resultado, a governança corporativa é uma parte importante da prática empresarial eficaz. O conselho de administração deve agir no melhor interesse dos acionistas.

Falhas na governança corporativa

O foco no desempenho de curto prazo é a maior falha de governança corporativa. A pressão implacável para atingir os resultados trimestrais resulta em gerentes que são consumidos pelo interesse próprio de curto prazo.

Um executivo que perde os ganhos por um centavo pode ver o preço de suas ações cair significativamente.

Os acionistas podem ver isso como conflitante com os interesses corporativos mais amplos. Nesse caso, a governança corporativa recebe uma definição mais restrita em cada contexto.

O escândalo da Enron foi um excelente exemplo de falha de governança corporativa. Os executivos da Enron usaram métodos contábeis enganosos e secretos para esconder números errados.

Então, eles passaram os números errados para o conselho e não os reportaram aos seus acionistas. Isso levou a um grande escândalo contábil, e a Lei Sarbanes-Oxley foi aprovada em 2002.

Outra função importante da governança corporativa é prevenir conflitos de interesse. Um conflito de interesses entre administradores e acionistas é uma causa comum de conflito.

Se os diretores tiverem interesses conflitantes, eles devem decidir sobre quais agir. Além disso, interesses conflitantes podem prejudicar a integridade de toda a empresa.

Felizmente, a governança corporativa pode evitar conflitos de interesse e melhorar o desempenho geral de uma empresa. Também ajuda com os relacionamentos com outras partes interessadas.

Termos relacionados

Margem Operacional

A margem operacional é uma métrica chave para medir a saúde geral da sua empresa. Também é chamado de retorno sobre vendas ou margem EBIT.

Ler mais

OPEX

Despesa operacional é o custo de manter o negócio funcionando. Esta é uma categoria separada de produção, custo e preço. É o dinheiro gasto para

Ler mais

Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista é um tipo de análise contábil e financeira que se concentra na saúde e nas demonstrações financeiras das empresas. O método considera

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter