💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Goodwill

Se você já olhou para um balanço patrimonial, provavelmente notou a quantidade de goodwill que ele contém.

Dizemos que um comprador tem goodwill caso compre mais de 50% de uma empresa.

Da mesma forma, um comprador tem goodwill se estiver adquirindo um concorrente, desde que a marca e a base de clientes da empresa-alvo sejam bem conhecidas.

Goodwill é o valor que o comprador atribui aos ativos de uma empresa adquirida, portanto, se você possui mais de 50% de uma empresa, está criando mais de 50% do valor total do alvo.

Exemplo de goodwill

Por exemplo, um escritório de advocacia pode ter goodwill de um parceiro importante e altamente conceituado.

Ao mensurá-lo, a empresa deve considerar os indivíduos que agregam valor aos seus serviços.

Da mesma forma, um consultório médico com o nome de um novo médico pode perder seu valor se o antigo médico sair.

Algumas empresas valorizam o goodwill adotando uma abordagem baseada em custos: estimam o valor que custaria para recriar o nível atual de goodwill.

O valor do goodwill pode ser muito difícil de determinar. Muitos auditores exigem vincular o ágio a ativos intangíveis específicos.

Além disso, esse ativo deve ser capitalizado e demonstrado no balanço patrimonial. Como o fluxo de caixa dele é incerto, ele deve ser baixado para refletir seu valor contábil. A melhor maneira de avaliar o valor do goodwill é perguntar a um especialista nesta área.

Essa pessoa pode ajudá-lo a determinar o valor da boa vontade em sua empresa.

O ágio é calculado subtraindo o preço de compra de um ativo de seu valor justo de mercado. As empresas devem recalcular esse valor anualmente.

Ao contrário de outros ativos intangíveis, o ágio não está sujeito a vencimento.

O goodwill também tem uma vida útil indefinida, ao contrário da maioria dos outros ativos intangíveis. Portanto, calcular o valor do ágio pode ser simples, mas pode ser complexo na prática.

Termos relacionados

Emolumentos

A Constituição tem uma cláusula conhecida como Cláusula de Emolumentos que tenta limitar a influência de países estrangeiros sobre funcionários federais. A frase emolumentum é

Ler mais

Insolvência

Existem muitos tipos de leis de insolvência. A maioria é projetada para ser usada quando os devedores não puderem fazer seus pagamentos. Se você estiver

Ler mais

Warrant

Um warrant é um título que permite ao detentor comprar ou vender ativos. Pode ser usado para se referir a uma taxa de câmbio, ação

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter