💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Giro de Estoque

Para determinar com que frequência seu estoque será girado, divida suas vendas pelo número de itens em estoque.

Você também pode realizar um cálculo de verso do envelope, que divide a quantidade de estoque pela quantidade de vendas.

Embora esse método não leve em consideração os custos associados às vendas, ele pode fornecer uma ideia aproximada da rapidez com que seu estoque gira.

Além disso, o giro de estoque é um fator importante a ser considerado se você antecipar escassez ou aumento da demanda.

Taxa de rotatividade

Além da fórmula tradicional, existem alguns fatores adicionais que você pode usar para aumentar sua taxa de rotatividade.

Por exemplo, uma campanha de marketing bem executada pode colocar mais produtos na frente dos clientes, o que aumentará sua taxa de rotatividade de estoque. Esse tipo de marketing pode incluir táticas Bold Upsell, que sugerem uma versão mais premium do mesmo produto.

Outra estratégia para aumentar o giro de estoque é capitalizar a sazonalidade. Pesquise os padrões de compra dos clientes e o desempenho sazonal relativo de diferentes canais de vendas e use essas informações para gerar mais vendas.

Outro fator a considerar é o custo das mercadorias vendidas. Embora preços mais baixos possam impulsionar o giro do estoque, eles podem não resultar em aumento de receita.

Você deve explorar estratégias de preços bem estabelecidas, como preço premium, sazonal, entrega urgente ou preço de custo adicional. Finalmente, você deve avaliar seu ciclo de pedidos e identificar quaisquer lacunas. Use dados históricos para identificar e corrigir problemas.

Além disso, as ferramentas de automação podem ajudar a evitar o excesso de estoque e pedidos insuficientes. Ao garantir que você nunca estoca mais do que o necessário, você pode evitar uma grande situação de falta de estoque.

Índice de rotatividade

O índice de rotatividade de estoque ideal para a maioria dos varejistas é entre dois e quatro. No entanto, pode variar dependendo do setor em que você atua.

As empresas com um índice de giro de estoque de dois a quatro estão em boa posição para acompanhar o ciclo de vendas e movimentar o estoque rapidamente. Você pode calcular essa proporção dividindo seu saldo médio de estoque por dois ou três.

É essencial ter um índice de rotatividade de estoque preciso para manter seu negócio funcionando sem problemas. Mas a proporção ideal para o seu negócio depende de vários fatores.

Ao medir a eficácia de um programa de gerenciamento de estoque, você deve primeiro considerar a quantidade de tempo que leva para um produto virar.

Um giro de estoque de dois ou três anos indica que uma empresa é lucrativa e é uma boa indicação da saúde geral do seu negócio.

O objetivo é atingir uma baixa taxa de giro de estoque, e isso requer uma abordagem cuidadosa. Mas e se você não conseguir um baixo giro de estoque? É aí que as tecnologias preditivas são úteis.

Dependendo do setor, o giro de estoque geralmente é medido em um nível de SKU ou categoria. A mesma coisa pode ser feita em nível de segmento. Um varejista pode agrupar SKUs por categoria ou por desempenho.

Então, o giro de estoque pode ser medido em um nível mais alto. Um alto índice de giro de estoque pode indicar um aumento na frequência de compras ou uma redução nas vendas.

Com essas ferramentas, você pode determinar quanto de um determinado produto está sendo vendido e a que preço.

Termos relacionados

DAX 30

O DAX é um índice que acompanha o desempenho dos mercados de ações alemães. O DAX compreende 40 das maiores empresas do país. Essas ações

Ler mais

Acionista Majoritário

Um acionista majoritário tem muito poder sobre uma corporação, mas isso não significa que a pessoa seja realmente o dono do negócio. Significa apenas que

Ler mais

Capital Semente

As empresas de capital de risco geralmente fornecem capital semente para novos negócios, mas exigem uma participação acionária maior do que outros credores. Essas empresas

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter