💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Giro de caixa

Em geral, o giro de caixa é o valor líquido de dinheiro que entra e sai de um negócio. Para que uma empresa permaneça lucrativa, ela deve ter giro de caixa positivo depois de gastar capital.

Os investidores querem ver um giro de caixa positivo depois de pagar as despesas de capital. O período de relatório padrão para giro de caixa é um mês, trimestre ou ano. Para uma pequena empresa, isso é crucial para a sobrevivência. A ausência de dinheiro é a razão número um para o fracasso.

O giro de caixa é uma parte fundamental de todos os negócios operacionais. Ele descreve como o dinheiro é gasto, seja para comprar matérias-primas, pagar aluguel ou pagar clientes. Isso se traduz em liquidez de giro de caixa, que é a capacidade do seu negócio de pagar suas dívidas.

Como o giro de caixa é essencial para a sobrevivência de uma empresa, alguns credores oferecem opções de empréstimo com base nos giros de caixa projetados. E os potenciais investidores podem olhar para isso ao decidir se devem investir em seu negócio.

O giro de caixa é dividido?

O giro de caixa é dividido em três categorias principais: financiamento, investimento e operacional. A categoria de investimento inclui saídas da venda de ativos físicos, investimentos em ações e atividades de desenvolvimento.

Em algumas empresas, investir no giro de caixa é negativo, mas isso geralmente é resultado de investir no sucesso de um negócio a longo prazo.

O giro de caixa de financiamento, por outro lado, refere-se ao movimento de caixa entre uma empresa e seus investidores. Isso inclui pagamentos de dívidas, investimentos em ações, pagamentos de dividendos e outras transações desse tipo.

O giro de caixa operacional é aquele que utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa. Ou seja, ele não considera, para efeito de cálculo, as entradas e saídas que não estão relacionadas ao operacional, como custos ou ganhos financeiros. Contudo, abaixo você saberá a maneira principal de gerenciar o giro de caixa:

Gerenciamento de giro de caixa

  1. Você deve saber quando ajustar os preços de produtos de alta demanda. Dessa forma, você pode se beneficiar de descontos em compras por volume.
  2. Concentre suas compras com menos fornecedores.
  3. Redesenhar seus produtos para usar peças comuns. Isso reduzirá seu investimento em estoque.
  4. Terceirize a produção para reduzir suas matérias-primas e estoques em processo.
  5. Por fim, peça aos fornecedores prazos de pagamento mais longos.

O que o giro de caixa positivo e negativo indica?

O giro de caixa positivo indica que uma empresa pode sustentar suas operações e permanecer solvente. Um giro de caixa negativo indica que a empresa precisa vender ativos para cobrir as despesas operacionais, o que não é sustentável.

Manter um giro de caixa positivo ajudará você a evitar situações dispendiosas no futuro. Você também pode usar incentivos como descontos por pagamento antecipado para aumentar seu giro de caixa.

Em outras palavras, esteja ciente de quanto você pode gastar e quanto você pode pagar. A chave para o giro de caixa positivo é entender as necessidades de caixa do seu negócio.

Termos relacionados

ID Futuro

O projeto Futuro IDs gerou uma discussão considerável sobre o sistema de justiça criminal. Os Estados Unidos abrigam 25% dos indivíduos encarcerados do mundo, e

Ler mais

Taxa Efetiva

É mais significativo do que a taxa de juros anual declarada. A taxa de juros anual efetiva pode ser calculada usando a fórmula abaixo. Outros

Ler mais

Yield to Maturity (YTM)

Você provavelmente já ouviu falar sobre yields to maturity (YTM), também chamados de rendimentos até a maturidade, mas não tem certeza do que é. Em

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter