💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Giro de ativos

Uma definição simples é que é a porcentagem de vendas em excesso de ativos. Esse número será maior para empresas em alguns setores do que para outros. Por exemplo, as organizações de varejo geralmente têm bases de ativos menores, volumes de vendas mais altos e uma alta taxa de rotatividade de ativos.

No entanto, as empresas do setor imobiliário e de serviços públicos geralmente têm grandes ativos e baixos volumes de vendas, resultando em menores índices de rotatividade de ativos.

Como funciona o índice de giro de ativos

O índice de giro de ativos de uma empresa funciona igual ao total de vendas dividido pelo saldo médio de ativos. No entanto, o índice não é indicativo da saúde de uma empresa, porque empresas em diferentes setores terão diferentes índices de giro de ativos.

Ao considerar a relação, deve-se estar ciente de suas limitações. O índice deve ser visto em uma linha de tendência para determinar se o negócio está funcionando tão bem quanto poderia.

Além disso, o índice de giro de ativos indica o quão eficaz uma empresa usa seus ativos em termos de criação de receita. Um alto índice de rotatividade de ativos significa que uma empresa gera receita para cada dólar de ativos investidos nela.

Por outro lado, um baixo índice de giro de ativos indica que a empresa é ineficiente ou tem problemas com seus processos de gestão e produção. Os investidores usam o índice de giro de ativos para comparar as empresas. Então, se você está procurando uma melhor oportunidade de investimento, considere esta informação.

Avaliação do índice

Ao avaliar o índice de giro de ativos de uma empresa, é importante compará-lo com o de empresas similares do mesmo setor. A base de ativos de uma empresa de varejo geralmente é pequena, enquanto a de uma empresa de serviços é muito maior.

O índice será maior para empresas de varejo do que para empresas de serviços, que normalmente têm grandes volumes de vendas e bases de ativos menores. Da mesma forma, uma empresa de manufatura terá um índice de rotatividade de ativos menor do que uma empresa de serviços.

Outra maneira de olhar para o índice de rotatividade de ativos é no contexto de aplicações de produtos de crédito e financiamento de pequenas empresas. Ele fornece ao credor uma imagem clara de como a empresa é gerenciada.

Além disso, os investidores estarão interessados ​​em saber o desempenho da gestão. Aqueles no mundo do capital de risco geralmente são mais céticos em relação a empresas que têm receita muito baixa, mas altos índices de rotatividade de ativos podem ajudá-los a decidir se devem investir em uma empresa.

Proporção de vendas

A proporção de vendas geradas por ativos varia muito de acordo com o setor. Um índice de rotatividade de ativos mais alto significa que o negócio é mais eficiente na conversão de ativos em receita. No entanto, a proporção de vendas geradas por ativos pode ser afetada por despesas de capital únicas e vendas de ativos.

A comparação de duas empresas com índices de rotatividade semelhantes pode fornecer informações úteis sobre como a empresa está usando seus ativos. Se o índice for baixo, pode ser um sinal de ineficiência.

Como calcular o giro de ativos?

O giro de ativos pode ser medido pela razão entre ativos fixos e ativos circulantes. A fórmula usada para determinar o índice é derivada da corporação DuPont, que divide o giro de ativos por divisão e leva em consideração a alavancagem financeira e as margens de lucro.

O giro de ativos pode ser aumentado cortando estoques, aumentando as vendas e reduzindo a média de recebíveis. No entanto, não é uma ciência exata e não existem fórmulas definitivas para isso.

Termos relacionados

Underwriting

O underwriting é o processo pelo qual uma seguradora determina quanto está disposta a pagar por um determinado risco. As companhias de seguros usam subscritores

Ler mais

Subprime

Se você está interessado em comprar uma casa, provavelmente já ouviu falar de empréstimos subprime. Se sim, você não está sozinho. Os credores subprime normalmente

Ler mais

Giro de ativos

Uma definição simples é que é a porcentagem de vendas em excesso de ativos. Esse número será maior para empresas em alguns setores do que

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter