💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Fundos de Renda Variável

Um fundo de ações pode ser descrito como uma carteira ou investimentos pré-selecionados.  Você pode alterar as funções de um fundo para torná-lo mais atraente. Todo fundo de investimento tem um gestor financeiro. Um gerente financeiro é alguém que o auxilia na seleção de ativos e no monitoramento de seus movimentos.

O objetivo de um gestor financeiro é maximizar o desempenho de sua carteira. Os investidores são responsáveis ​​por acompanhar o desempenho do fundo por meio dos relatórios mensais.

Você pode decidir se vale a pena vender ou manter sua parte do fundo de renda variável (ou parte dele). As taxas e os ganhos dos investimentos do fundo são divididos proporcionalmente de acordo com quantas ações você comprou.

Tipos de Fundos de Renda Variável

A distribuição dos ativos determina a destinação dos fundos de renda variável.

A ANBIMA estipula que os fundos devem ter pelo menos 67% de participação em aplicações de renda variável para serem considerados fundos da categoria.

Os títulos cujo rendimento não pode ser previsto com precisão estão incluídos nesta categoria. Os fundos podem ser divididos em várias subcategorias, dependendo dos ativos que possuem.

Dê uma olhada nestes exemplos.

Ações

As ações são uma pequena porcentagem do capital de uma empresa. Esses ativos fornecem renda variável. No entanto, existem muitas razões pelas quais você deve investir em ações.

Este trabalho está sob o controle da gestora de fundos de renda variável de renda variável. Provavelmente seguirá as tendências do mercado, bem como as regras estabelecidas pelo fundo.

Você pode investir em ações de pequenas empresas ou ações de infraestrutura. Ações prioritárias estão disponíveis para empresas que possuem políticas de diversidade para contratação e conservação do nosso meio ambiente.

Commodities

As commodities são matérias-primas essenciais, que podem ser produtos industrializados. As commodities podem ser negociadas em grandes quantidades e não dependem de empresas ou marcas específicas.

Existem alguns tipos de commodities:

Agrícola: Trigo e soja

Minerais: Ferro, ouro

Indicadores Financeiros e Moeda

Recursos Energéticos – Etanol, Petróleo

Para poder investir em renda variável, você deve primeiro investir em contratos futuros.

Derivados

Esses ativos são derivativos que derivam seu valor com base no comportamento de um ativo subjacente. Trata-se de um produto ou ativo, cujo valor oscila em função de outro indicador.

São possíveis investimentos de alto risco em derivativos. Isso geralmente é feito para proteger contra desvalorização e hedge. Os fundos de ações podem usar esses derivativos como parte de seu portfólio. A diversificação reduz o risco.

Todo investimento, incluindo patrimônio, vem com algum risco.

Verifique os ativos para garantir que eles atendam ao seu perfil de investidor.

Propriedades

Esse fundo de renda variável também é chamado de fundos imobiliários e é composto por ativos do setor de frações ou empreendimentos imobiliários.

Os ativos podem incluir frações como lajes corporativas e shopping centers. Os FIIs Brick Fund são fundos com esses tipos de aplicações.

Essas carteiras às vezes são chamadas de Paper FIIs, porque são compostas principalmente por ativos setoriais, como CRIs e LCIs.

Análise de ativos

Os gerentes preferem usar vários fluxos de análise ao investir com fundos variáveis. Essas correntes de pensamento defendem métodos complementares que raramente são usados ​​juntos.

Não é incomum usar ambas as técnicas simultaneamente. Ambos podem ser combinados para identificar estoques que não são adequados para compra, e a análise técnica determinará quando devem ser.

A combinação desses dois métodos maximiza suas chances de maximizar ganhos e minimizar perdas em um portfólio de ações.

Os mercados de renda variável são atrativos pelo potencial de auferir receita com a venda de ativos ou valorização no mercado.

Vantagens

Um fundo de ações é a melhor opção para investidores iniciantes que desejam investir em renda variável.

Esse tipo de investimento oferece muitas outras vantagens, como o fato de estar sujeito a uma tributação mais favorável do que os fundos de renda fixa.

Os Fundos de Investimento em Ações estão sujeitos a uma tributação especial com alíquotas mais baixas para incentivar mais investidores a participar da bolsa de valores.

O benefício fiscal é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Outros tipos de fundos podem estar sujeitos a cobrança se não forem resgatados em 30 dias. No entanto, não há IOF para rendimentos de fundos de ações.

O Imposto de Renda (IR), no entanto, incide sobre a valorização das cotas. O administrador do fundo é responsável pelo pagamento.

Ao contrário de outros investimentos onde as taxas podem variar de 22,5% a 15,5% dependendo do tempo desde o investimento, os fundos de ações estão sujeitos ao imposto de 15% independentemente do tempo de existência do recurso.

A outra distinção é que os fundos de ações não precisam pagar o sharecome. Trata-se de um adiantamento de parte do IR retirado de outro tipo de fundo nos meses de maio

 

Termos relacionados

FMI

O Fundo Monetário Internacional é uma instituição financeira internacional com sede em Washington, DC. É composto por 190 países e é responsável pela estabilidade financeira

Ler mais

Cotação de Ação

As cotações das ações flutuam constantemente, dependendo de vários fatores, incluindo o desempenho da empresa, lucratividade e sentimento geral do mercado. Em última análise, o

Ler mais

Opções Binárias

A coisa mais importante a lembrar sobre as opções binárias é que elas são limitadas. Antes de investir nelas, é importante entender o que são

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter