💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Fundo de Renda Fixa

O fundo de renda fixa é uma carteira de investimentos composta por diversos ativos de renda fixa, como títulos públicos, debêntures, CBDs e LCI/LCA.
Geralmente, estas cestas de produtos têm composição de, no mínimo, 80% em renda fixa, e os demais 20% podem ser em derivativos.

A inflação pode afetar os pagamentos ?

Quando os preços sobem, o valor do dinheiro que um investidor investiu cai. Apesar dos títulos protegidos contra inflação, a inflação pode afetar os pagamentos de juros dos títulos de renda fixa.

Por exemplo, uma emissão de títulos da PepsiCo com valor nominal de US $1.000 valerá apenas US $6.000 em cinco anos. Embora a inflação possa corroer o valor de um título de renda fixa, ele ainda valerá pelo menos US $900 por ano em alguns anos.

Riscos

Embora os títulos de renda fixa tendem a oferecer um investimento de baixo risco, você corre o risco de um aumento nas taxas de juros. Outros riscos em investimentos de renda fixa incluem mudanças na qualidade de crédito, avaliação de mercado, liquidez e eventos societários.

Embora a diversificação possa ajudar a proteger contra perdas durante um mercado em declínio, ela não pode garantir um retorno positivo. O que torna os fundos de renda fixa atraentes é que eles geralmente são segurados pelo FDIC e não estão sujeitos a taxas mínimas ou máximas.

O risco em um fundo de renda fixa depende em grande parte das taxas de juros. O aumento das taxas de juros pode fazer com que os preços dos títulos diminuam, tornando esse investimento arriscado.

Existem também riscos associados ao risco de crédito, onde os emissores de títulos não pagam suas dívidas. Esses riscos são ainda mais significativos se os títulos não forem baseados nos EUA.

Além disso, há o risco país/regional e cambial envolvido, principalmente se estiverem em mercados emergentes.

Benefício

Seu principal benefício é uma renda consistente e previsível. No entanto, existem alguns riscos que você deve estar ciente ao investir em renda fixa.Outro benefício dos títulos de renda fixa é que eles oferecem um fluxo constante de renda ao longo da vida do título.

Enquanto o título for pago no vencimento, os pagamentos de juros continuarão. Isso ajuda os investidores a planejar seus gastos.

Os títulos de renda fixa são especialmente populares em carteiras de aposentadoria, porque os pagamentos de renda estáveis ​​ajudam a estabilizar o retorno do risco e compensar as perdas causadas pela queda dos preços das ações. Além disso, são investimentos mais seguros que diversificam seu portfólio.

O que são os fundos mútuos?

Os fundos mútuos são outra forma de investir em fundos de renda fixa. Os fundos mútuos reúnem dinheiro de vários investidores e investem em títulos.

Os fundos mútuos são populares nos Estados Unidos, Canadá e Índia, mas estruturas semelhantes são usadas em outros países.

No Reino Unido, são conhecidas como SICAVs ou sociedades de investimento abertas. Esses fundos mútuos investem em uma ampla variedade de títulos e visam obter retornos mais altos enquanto mitigam o risco.

Termos relacionados

Dólar Futuro

O dólar americano é a principal moeda de reserva do mundo, representando cerca de 60% das reservas do banco central. É também a unidade padrão

Ler mais

Câmara de Compensação

Uma câmara de compensação é uma organização que facilita a troca de títulos, derivativos e pagamentos. Fica entre duas empresas de compensação. O objetivo de

Ler mais

Pessoa Jurídica

Nos negócios, uma pessoa jurídica é um grupo ou indivíduo com direitos e responsabilidades legais. Uma pessoa jurídica pode ser uma associação, corporação, parceria ou

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter